Turismo Titulo
Temporada de festas
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
19/08/2010 | 07:15
Compartilhar notícia


Com o fim do período de férias escolares, diversas cidades investem em eventos para atrair turistas pelo estômago e manter as taxas de ocupação hoteleira em níveis razoáveis. Resultado? Tudo vira motivo de comemoração. Tem festa em homenagem ao milho, à cachaça e até ao cordeiro serrano. Para os que estão de dieta ou não dão muita bola a festivais gastronômicos, também é possível saciar o espírito com boas doses de música. Confira abaixo as programações de alguns festejos que prometem agitar os próximos fins de semana de Norte a Sul.

PARATY
Mal acabou a Flip (Festa Literária de Paraty) e a cidade histórica fluminense já se prepara para virar o copo na 28ª edição do Festival da Cachaça, Cultura e Sabores. Cerca de 20 mil pessoas deverão visitar o município entre hoje e domingo para provar as variações de aguardente produzidas nos alambiques da região e conferir o repertório de xotes, maracatus e baiões do cantor e compositor Alceu Valença. Ele se apresenta sábado, às 23h, em palco montado na Praça da Matriz. Todas as atrações são gratuitas.

CUNHA
Quem visitar a cidade de Cunha, a 241 quilômetros de São Paulo, até dia 7 poderá conferir os sabores do 3º Festival Gastronômico do Cordeiro Serrano. Os chefs dos estabelecimentos que participam do evento elaboraram receitas diferenciadas tendo carne ovina como base. O Quebra-Cangalha, por exemplo, oferece pernil de cordeiro ao molho de alecrim; o Baco criou o carré de cordeiro ao molho de tomate seco e azeitonas pretas acompanhado de purê de palmito; e o menu do Gnomo Restaurante traz bombom de carne de cordeiro confit no quentão e alecrim, ninhos de espaguete frito com orégano e gelatina de caipirinha e guisado de cordeiro com shiitake, purê de pinhão e geleia de limão siciliano e hortelã. O Hotel Fazenda São Francisco também entrou na ‘brincadeira' com sua versão de pernil ao forno com maçãs carameladas. Mais informações podem ser obtidas no site www.cunha.sp.gov.br.

EMBU
Entre os dias 18 e 26 de setembro, a cidade, localizada a 31 quilômetros de São Paulo, promove o 8º Festival de Flores e Plantas, que marca o início da primavera com exposição de flores, oficinas e palestras gratuitas sobre vida saudável e sustentabilidade. Uma das novidades promete ser o estande Arte ao Vivo, espécie de reality show em que os visitantes poderão ver artistas e artesãos em ação com sua obras em ambiente da flora brasileira. Plantas, insumos, acessórios, equipamentos e produtos de jardinagem e paisagismo também poderão ser adquiridos na mostra, que recebeu 30 mil pessoas na última edição. Entre as oficinas, destaque para as aulas de ikebana, origami, flores de papel, pintura e esculturas em frutas e plantas. As palestras abordarão temas como ervas medicinais e agricultura urbana para casas e apartamentos. Local: Parque do Lago Francisco Rizzo (Rua Alberto Giosa, 300 - Km 282 da Rodovia Régis Bitencourt), das 9h às 19h. Informações: 4704-6565.

JACAREÍ
O milho será o centro das atenções neste fim de semana em Jacareí, a 91 quilômetros de São Paulo. Com entrada gratuita, a 1ª Feira do Milho terá comidas típicas, música e dança. Os destaques são os pratos feitos com o cereal, como canjica, cuscuz, mucunzá, bom-bocado, pamonha, curau, sorvete e o tradicional bolinho caipira, que acaba de ser transformado em patrimônio cultural da cidade. Há também opções para uma refeição mais substanciosa, como a quirerinha, feita com milho triturado e costelinha de porco; o mucunzá (milho, feijão de corda, linguiça e carne) e a chalapa, originária da Venezuela, que consiste em uma massa feita de milho dobrada ao meio e recheada com carne ou frios. O evento será realizado das 11h às 23h, no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (Rua XV de Novembro, 143, Centro). Telefone: (0xx12) 3953-3574.

TIRADENTES
A cidade histórica de Minas dá a largada amanhã à 13ª edição do Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes, que prossegue até o dia 29 com apresentações teatrais, encontros musicais, recitais de poemas, exposições, lançamentos de livros e sessões de cinema ao ar livre. Neste ano, o evento presta homenagem às mulheres e convidou oito renomadas chefs - algumas delas estrangeiras e estreladas no Guia Michelin - para comandarem os festins gourmets. Amanhã e sábado, as receitas ficarão a cargo de Margot Janse (mestre-cuca do hotel Le Quartier Français, em Franschhoek, na África do Sul, que ocupa o 31º lugar no ranking dos 50 melhores restaurantes do mundo); Ângela Hartnett, parceira de Gordon Ramsay na série de Hell's Kitchen e chef dos restaurantes Murano e York & Albany (Londres, Inglaterra); Helena Rizzo, eleita melhor chef do ano pela Veja São Paulo 2009 e chef do restaurante Maní (SP); e Rougui Dia, chef da melhor cozinha de caviar do mundo, o sofisticado restaurante Petrossian (Paris, França). No segundo fim de semana, participam Reine Sammut, do Auberge de La Fenière (Loumarin, França); Bel Coelho, do Dui, em São Paulo; Adeline Grattard, do Yam'Tcha (Paris, França); e Pepa Romans, chef da Casa Pepa, em Ondara, na Espanha. A programação gastronômica também prevê degustações, cursos gratuitos, aulas de gastronomia da praça. Já a agenda musical reunirá no palco Aline Calixto e Dona Jandira (amanhã, às 23h), Alda Rezende e Fernanda Takai (sábado, às 23h), Érika e Mariana Machado (dia 27, às 23h) e para encerrar, show do grupo Brasileirinhas com a saxofonista Daniela Spielmann e a pianista Sheila Zagyry, dia 28, às 23h. Informações: (0xx31) 3029-1688.

POÇOS DE CALDAS
Os costumes da cultura e culinária mineira serão enaltecidos na 28ª Festa Uai, que acontece entre os dias 26 e 29, no Sul de Minas Gerais. Durante os quatro dias, a cidade será tomada por apresentações de grupos folclóricos (ternos de congos e grupos de caipós), contadores de causos e shows sertanejos. A programação ainda inclui o Festival de Música Raiz, com entrada franca, e uma fazendinha com casa de caboclo, animais, plantas e utensílios domésticos. E como todo mineiro que se preza, não faltarão barracas de torresminho, feijão-tropeiro, frango caipira, vaca atolada, tutu à mineira, pernil com biscoito e outras especialidades da cozinha regional.

FORTALEZA
Pela primeira vez, a Feira da Música de Fortaleza concentrará toda a programação no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na Praia de Iracema. Shows, palestras, oficinas, rodadas de negócios, exposição de estandes e mostra de música independente com 52 atrações integram a programação, que encerra no sábado. As atividades têm início às 15h e o acesso é gratuito. Informações: (0xx85) 3262-5011 e www.feiradamusica.com.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;