Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Como é feito o esmalte?
Tauana Marin
Diário do Grande ABC
06/11/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


O esmalte, utilizado para pintar as unhas, é o resultado da mistura de muitos ingredientes. Entre os componentes estão a resina, responsável por fazer o líquido ‘grudar’ na unha; o agente formador de filme, item que garante a estrutura de película do esmalte; agentes plastificadores, que fazem com que o item não rache a medida em que a unha cresce; solventes, capazes de deixar o produto líquido no frasco e fazer com que sequem rapidamente; e os pigmentos minerais e sintéticos, que dão brilho e cor.

Todos esses elementos são químicos e responsáveis por fazerem do produto um item homogêneo (que não pode ser separado) e com capacidade plástica e que adere a uma superfície. Apesar de deixar as unhas bonitas, o esmalte deve ser utilizado com responsabilidade por conta das substâncias químicas presentes em sua composição. Em crianças, por exemplo, o melhor é aplicar esmaltes à base de água.

O uso diário do item e do removedor pode causar alergia e enfraquecer as unhas. Nesses casos, a pessoa não pode passar esmalte normal, sendo melhor optar por frascos antialérgicos. Em caso de alergia quanto ao uso de qualquer tipo de cosmético, é possível notar que as áreas do pescoço, pálpebras e ao redor da boca ficam irritadas e avermelhadas.

Dica importante é sempre deixar as unhas sem nenhum produto entre um e três dias na semana. Isso as mantêm saudáveis e fortes. Cortá-las com frequência também é preciso para deixá-las sempre limpas.

Vale lembrar que as unhas são compostas principalmente pela substância queratina. De forma geral, são células mortas. A parte ‘viva’ da unha fica embaixo da cutícula (pele fininha que vemos na unha), onde fica a raiz, responsável por fazê-la crescer.

No corpo humano, as unhas crescem, em média, três milímetros por mês. As das mãos se desenvolvem mais rápido do que as dos pés, que crescem um milímetro em 30 dias

Consultoria de Tatiana Villas Boas Gabbi, médica dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Pergunta de Anabella Francisca Mendes, 11 anos, de São Caetano, é muito vaidosa e adora ficar com as unhas bonitas e pintadas. “Já usei aqueles esmaltes próprios para crianças em várias cores diferentes. Fica bem legal”, diz a menina, explicando que sua avó lhe ajuda toda semana. “Na hora que estou pintando as unhas tenho curiosidade em saber como essas coisas são produzidas.”  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;