Economia Titulo
Justiça decide penhorar patrimônio da Trorion
William Glauber
Do Diário do Grande ABC
21/08/2006 | 22:48
Compartilhar notícia


Os trabalhadores grevistas da Colchões Trorion S/A, de Diadema, garantiram nesta segunda-feira uma primeira vitória na Justiça do Trabalho. Durante audiência de conciliação no TRT (Tribunal Regional do Trabalho), na Capital, a juíza-relatora Vânia Paranhos determinou a arrecadação de todos os bens móveis existentes na Trorion. A magistrada decidiu também pela indisponibilidade dos bens móveis e imóveis dos sócios da fabricante de colchões e agendou para esta quinta-feira às 15 horas o julgamento da greve, que já passa de um mês.

O procurador do Trabalho Sidnei Alves Teixeira considerou o movimento grevista legal ao descaracterizar abuso por parte dos trabalhadores na paralisação. Para o representante do Ministério Público do Trabalho, os dias de braços cruzados devem ser remunerados. Para isso, Teixeira solicitou o bloqueio das contas correntes dos sócios da empresa a fim de garantir os pagamentos.

A juíza-relatora acolheu a sugestão e determinou também a penhora on-line das contas correntes e das aplicações financeiras dos sócios da Trorion S/A. Outra significativa conquista, porque, na semana passada, o Sindicato dos Químicos do ABC (filiado à CUT) divulgou a decisão do DRT (Delegacia Regional do Trabalho) de autuar a empresa por 15 infrações trabalhistas.

Na audiência, a advogada do Sindicato Elaine D‘avila Coelho explicou a situação dos trabalhadores à juíza e ao promotor. Segundo ela, os empregados da Trorion receberam parcialmente o vale referente ao mês de julho e ainda consta atraso no pagamento do salário referente ao mesmo período.

Elaine também mencionou a suspensão de depósitos de contribuição previdenciária e do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Além disso, a advogada relatou o pagamento do 13º salário e da PLR (Participação nos Lucros ou Resultados) por meio de recebimento de colchões. No Tribunal, os representantes da empresa negaram os atrasos e, em relação ao FGTS, alegaram possuir documentos que comprovam a solicitação de parcelamento dos débitos.

Para garantir a efetivação das decisões orientadas nesta segunda-feira na audiência conciliatória, o diretor do Sindicato dos Químicos do ABC Wanderley Salatiel conta que o Tribunal marcou para esta terça uma inspeção nas instalações da Trorion para relacionar os bens da fábrica. “A empresa ficou praticamente encurralada porque amanhã (esta terça) vai o pessoal do TRT para penhorar os bens”, contou.

Frente às decisões da juíza e aos apontamentos do procurador, o diretor do Sindicato dos Químicos do ABC Wanderley Salatiel disse só ter motivos para comemorar. “O Tribunal praticamente deu uma sentença a nosso favor. Foi fantástico porque nem nós esperávamos algo tão positivo. Foi além do que imaginávamos”, entusiasmou-se nesta segunda-feira o sindicalista.

Para o julgamento de quinta-feira, Salatiel demonstrou confiança. “Estamos bastante otimistas porque o TRT não deu moleza para a Trorion”, disse o dirigente. Nesta segunda-feira, o Sindicato levou 15 trabalhadores grevistas da Trorion para acompanharem a audiência de conciliação no TRT. Nesta terça, os grevistas realizam assembléia pela manhã na porta da fábrica. A direção da Trorion não foi encontrada pela reportagem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;