Internacional Titulo
OMS: fatores ambientais causam um quarto das mortes por doença
Da AFP
15/06/2006 | 18:19
Compartilhar notícia


Cerca de um quarto das doenças é causado por fatores ambientais evitáveis, responsáveis por 13 milhões de mortes ao ano, alertou a OMS (Organização Mundial da Saúde) em um relatório que será publicado nesta sexta-feira.

A OMS acrescentou que tais ameaças, que incluem água poluída, combustíveis perigosos, edifícios mal construídos e tráfego arriscado são a causa de um terço das mortes nos países em desenvolvimento.

A Organização alertou ainda que seu estudo é o mais abrangente e sistemático já realizado sobre como riscos ambientais evitáveis contribuem para um amplo espectro de doenças e ferimentos.

"Nós sempre soubemos que o meio ambiente influencia a saúde profundamente, mas estas estimativas são as melhores até hoje", disse o doutor Anders Nordstrom, diretor interino da OMS.

"Isto nos ajudará a demonstrar que o investimento criterioso para criar um ambiente adequado pode ser uma estratégia bem sucedida para implementar a saúde e atingir o desenvolvimento sustentável", acrescentou.

segundo o relatório, cerca de 40% das mortes por malária e uma estimativa de 94% das mortes por diarréia, duas das maiores causadoras de mortes de crianças em idade escolar, poderiam ser evitadas através de um melhor gerenciamento ambiental.

Além da diarréia e da malária, os outros dois principais problemas sanitários influenciados pelo pobre investimento são infecções respiratórias e várias formas de ferimentos acidentais.

Indicando medidas em potencial para reduzir a ameaça, a OMS citou o armazenamento doméstico seguro da água e melhores medidas de higiene, bem como uma melhor administração dos recursos hídricos.

Também é crucial, destacou, o uso de combustíveis mais limpos e seguros, o aumento da segurança no ambiente de construção e o uso e a administração mais criteriosos de substâncias tóxicas em casa e no ambiente de trabalho.

O relatório concluiu que de uma forma ou de outra, o ambiente afeta significativamente mais de 80% de uma série de outras grandes doenças, como o câncer e problemas cardíacos.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;