Turismo Titulo
A tradição alemã é mostrada em Pomerode
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
15/01/2003 | 18:42
Compartilhar notícia


A partir desta sexta, a cidade catarinense de Pomerode, situada a 179 km da capital Florianópolis, promete fazer jus à fama de cidade mais alemã do Brasil com a realização da XX Festa Pomerana, que se estenderá até o dia 26 deste mês, com bailes típicos, desfiles folclóricos, concursos de culinária, shows, exposições e, como não poderia deixar de ser, muito chope e animação.  

Uma das características mais peculiares do evento são os concursos promovidos pelos 16 clubes de caça e tiro da cidade, que ainda guardam um grande acervo de manifestações culturais próprias dos imigrantes. Outra tradição é a epopéia do desbravamento na mata virgem, rememorada nas competições do Lenhador (Holzhacker), do Serrador de Lenha (Schneidemüller) e nos passeios em carros de molas, conhecidos como diligências. As disputas são realizadas diariamente, e ainda incluem desafios como o Fischerstechen (Fisgar o Pescador) e o Vogelstechen (Pássaro ao Alvo).   

Os concursos de culinária, por sua vez, ocorrerão de segunda a sexta-feira, a partir das 20h30, com cucas, tortas, geléias e licores. Mas, para quem não pretende esperar a noite para conferir os sabores da gastronomia germânica, uma série de pratos típicos estarão à disposição no decorrer do dia, entre eles o eisbein (joelho de porco), o bockwurst (salsichão) e o famoso marreco recheado servido com repolho roxo, uma especialidade pomerana.   

Os desfiles típicos serão diários, mas em horários variados: às 19h de segunda a sexta-feira, às 18h aos sábados, e a partir das 10h aos domingos, com a apresentação da rainha e princesas da festa, clubes de caça e tiro, fanfarra e carros alegóricos. Antigas danças – como a polka, mazurka, pollonaise, valsa e marcha – também serão exibidas pelas bandas de música e por quatro grupos folclóricos: Alpino-germânico, Pomerano, Edelweiss e Belgard.   

Enquanto isso, no ginásio Ralf Knaesel, anexo ao Parque de Eventos, o turista encontrará uma exposição de produtos não só caseiros e artesanais, como da própria indústria local, a exemplo de móveis, confecções, máquinas e equipamentos. Mais informações sobre o evento no site www.pomerode.com.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;