Economia Titulo
Embaixador diz que Mercosul deve discutir prazo maior para Alca
09/01/2003 | 21:35
Compartilhar notícia


O subsecretário-geral de Assuntos de Integração, Econômicos e de Comércio Exterior do Itamaraty, embaixador Clodoaldo Hugueney, informou nesta quinta-feira que a idéia de flexibilizar o prazo de entrega da proposta de abertura de mercado, no cronograma de negociações para a formação da Alca (Área de Livre Comércio das Américas), será discutido com os parceiros do Mercosul em uma reunião em Assunção, no Paraguai, no final deste mês ou início de fevereiro.

Nesta semana, o chanceler Celso Amorin declarou que os prazos da Alca são apenas indicativos e que o Mercosul poderia atrasar em até um mês a entrega da lista de produtos para os quais admite reduzir as alíquotas de importação. Pelo cronograma em vigor, o prazo final é dia 15 de fevereiro. A necessidade de flexibilizar os prazos foi discutida em uma reunião entre Amorim, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, e da Agricultura, Roberto Rodrigues, na última terça-feira, e já havia sido inclusive mencionada ao representante comercial dos Estados Unidos, Roberto Zoellick, durante sua passagem por Brasília, na semana passada.

Hugueney informou ainda que será marcada uma reunião de governo para analisar a lista de ofertas que foi deixada pelo governo Fernando Henrique à atual equipe. A lista poderá sofrer algumas alterações. O ministro da Agricultura já declarou que na área agrícola não deve haver mudanças, mas admitiu modificações em outros setores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;