Automóveis Titulo
Punto Turbo é atração no evento
Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
21/05/2008 | 07:09
Compartilhar notícia


Desde o início do ano, os boatos indicavam que a Fiat poderia trazer ainda em 2008 uma versão mais apimentada do Punto, hatchback que tem agradado o consumidor brasileiro. No entanto, os rumores ganharam ares de veracidade nesta edição do Quatro Rodas Experience, evento realizado no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, que abriu ontem ao público e vai até domingo. Três hatches médios equipados com motor 1.4 16V Turbo podem ser avaliados.

O propulsor, importado da Itália, é o mesmo que equipa a versão Abarth do Punto na Europa e que desenvolve nada menos do que 155 cv de potência e torque de 23,5 mkgf. Para os carros que desfilam no autódromo paulistano, também foram importados o painel de instrumentos e o sistema de transmissão. O restante do veículo - carroceria, plataforma, equipamentos de série - é o mesmo da versão Sporting com motor 1.8 de 115 cv e já comercializada por aqui. Ou seja: a cara é brasileira, mas coração italiano.

O Diário, claro, não perdeu a oportunidade de dar algumas voltinhas com o veículo. Do lado de fora o que se vê é uma aparência mais robusta. Spoilers e saias laterais, além das rodas de cinco hastes e 17 polegadas, ditam as características da versão. Destalhe: estes itens podem ser encontrados na rede de concessionárias.

Internamente, não há grandes novidades - pelo menos no Punto avaliado pelo Diário. No entanto, o que chama a atenção logo no primeiro contato visual é o painel de instrumentos. Com um ar mais agressivo devido a uma coloração branca no fundo, ele manda logo de cara um recado para o motorista: trata-se de um carro com sangue quente.

Ao acelerá-lo, o Punto Turbo não decepciona. Devido ao seu torque generoso, o hatchback mostra que é nervoso. Rapidamente, e sem muito esforço, o carro ultrapassa a barreira dos 120 km/h. A impressão é de que chegar aos 200 km/h é uma tarefa mais do que possível para o valente hatch. Isso porque a Fiat resolveu não trazer a versão topo de linha turbinada, que conta com saborosos 180 cv de potência.

Porém não é só de vigor que o Punto Turbo vive. Devido a um acerto interessante das suspensões e molas, o carro se mostrou extremamente seguro nas curvas de Interlagos.

O Punto Turbo - que não deve receber a nomenclatura Abarth caso realmente venha para o Brasil (pode apostar que vem) - poderá ser uma boa alternativa para o motorista que busca esportividade e potência, mas encontra poucas opções no mercado, como Golf GTI e Civic SI. Mas para ser um sucesso de venda, no entanto, será necessário ter um preço bem atraente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;