Internacional Titulo
Morte assistida reativa debate sobre eutanásia na Bélgica
Do Diário do Grande ABC
11/07/2000 | 13:59
Compartilhar notícia


A morte medicamente assistida de Jean Marie Lorand, que sofria de uma enfermidade incurável e há vários meses pedia que o ajudassem a morrer, reativou o debate sobre a eutanásia na Bélgica.

Jean Marie Lorand, de 51 anos, havia feito um apelo urgente à sociedade, através de um livro autobiográfico em que pedia ``ajudem-me a morrer' dignamente.  ``Anuncio-lhes que depois de mais de dois anos de luta pelo respeito a meu direito de morrer dignamente, consegui que um médico me ajude a praticar uma eutanásia que nao podia fazer por mim mesmo', escreveu no comunicado em que anunciava sua morte.  Condenado à cadeira de rodas desde os 9 anos de idade, Lorand sofria de um mal incurável, conhecido como a enfermidade de Charcot-Marie-Tooth.  

Nos últimos meses, o mal tinha atingido o sistema cardiopulmonar, condenando-o a morrer por asfixia.  A morte ocorreu em pleno debate político sobre a eutanásia, aberto de novo pelo Senado belga por iniciativa de seis partidos da coalizao governamental liberal-socialista-ecologista.  

A maioria governamental, que pretende despenalizar de forma parcial a eutanásia, justifica este projeto pelas ``eutanásias praticadas cotidianamentem cuja falta de segurança jurídica gera práticas semiclandestinas'.  

Para o senador liberal Philippe Monfils, a morte de Lorand destaca a emergência de legislar em matéria de eutanásia. O parlamentar lamentou que nove meses depois do começo das conversaçoes no Senado, os parlamentares ainda nao tenham conseguido aprovar um texto. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;