Economia Titulo
SP e Ilhabela participam de programa de desenvolvimento turístico
Das Agências
31/08/2007 | 19:04
Compartilhar notícia


São Paulo e Ilhabela estão entre os municípios considerados pelo Ministério do Turismo como destinos indutores do desenvolvimento turístico regional, de acordo com anúncio feito nesta sexta-feira pela ministra do Turismo, Marta Suplicy.

Após avaliação técnica em 87 roteiros indicados pelas Unidades da Federação, as duas cidades estão entre 65 destinos priorizados para receber investimentos técnicos e financeiros. "O crescimento do turismo brasileiro depende de ações em destinos capazes de impulsionar o desenvolvimento da região na qual estão inseridos", disse Marta.

A principal característica dos destinos selecionados é que eles possuem capacidade de atrair e distribuir um significativo número de turistas e dinamizar a economia do seu entorno. Todas as unidades da federação e suas capitais foram contempladas. Além de priorizar investimentos técnicos e financeiros, o que o MTur propõe, por meio do Programa de Regionalização, é que esses destinos sejam foco de articulações e busca de parcerias com outros ministérios e instituições. "Os destinos indutores terão a responsabilidade de propagar o desenvolvimento nos roteiros e nas regiões turísticas", disse o secretário de Políticas MTur, Airton Pereira.

O Programa de Regionalização do Turismo analisou 87 roteiros que os Estados e o Distrito Federal consideraram em estágio avançado de organização e selecionou os 65 destinos que serão trabalhados para alcançar a meta do PNT (Plano Nacional do Turismo).

Para isso, a ministra Marta Suplicy assinou, ainda, convênio de R$ 1 milhão com a FGV (Fundação Getúlio Vargas) para elaboração de metodologia capaz de aferir o nível de competitividade dessas localidades. "Para elevar a qualidade desses destinos é preciso conhecer o nível de competitividade de cada um deles. A partir daí, poderemos traçar um plano de ação para atuar de maneira mais objetiva e, conseqüentemente, definir o padrão de qualidade ideal para atender o turista", explicou a ministra.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;