Economia Titulo
Anac rejeita proposta de venda da VarigLog para Volo do Brasil
Do Diário OnLine
Com Agências
18/04/2006 | 20:55
Compartilhar notícia


A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), órgão regulador do setor aéreo do Brasil, rejeitou nesta terça-feira a oferta de compra de 95% da VarigLog, subsidiária de logística da Varig, pela empresa Volo do Brasil, empresa constituída no Brasil pelo fundo americano Matlin Patterson.

A transação de US$ 48,2 milhões fazia parte do plano de reestruturação da empresa, que prevê a venda de ativos e redução de custos para obter dinheiro e continuar a voar. O veto da Anac possivelmente afetará o rumo das negociações da Varig, já que a VarigLog havia proposto assumir o controle da companhia.

Segundo a Anac, a proposta foi recusada porque a legislação brasileira impede que empresas estrangeiras detenham mais de 20% em companhias aéreas do país. A agência também recebeu uma denúncia do Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aéreas) de que a participação efetiva do fundo Matlin Patterson no capital da Volo seria superior a esse limite.

A assessoria da Volo contesta a informação e afirma que o negócio estaria de acordo com a legislação do país, já que a empresa é controlada por empresários brasileiros.

Na semana passada, o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) havia aprovado a operação de compra, alegando que a transação não apresentaria risco à concorrência. O negócio foi fechado há quatro meses, mas dependia de autorização do governo federal.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;