Política Titulo
Governo vai recorrer da suspensão de benefício de Lamarca
10/10/2007 | 09:12
Compartilhar notícia


O governo federal recorrerá da decisão da Justiça Federal do Rio que suspendeu a promoção post mortem do guerrilheiro Carlos Lamarca à patente de coronel do Exército e o pagamento de indenização à família dele. A informação foi dada terça-feira pelo ministro da Justiça, Tarso Genro.

Militares da reserva obtiveram na Justiça a suspensão dos benefícios. Genro ressalvou que a oportunidade do recurso ainda será analisada porque a decisão judicial é provisória e ainda será julgada no mérito.

Há três meses, a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça editou a Portaria 1.267, determinando pensão vitalícia à viúva de Lamarca equivalente aos proventos de general-de-brigada a que ele, supostamente, teria direito se permanecesse na carreira militar até o fim.

Concedeu também indenização de cerca de R$ 100 mil a cada um dos três filhos do guerrilheiro. A medida desagradou aos meios militares, que ensaiaram uma crise com a administração federal. Associações representativas de militares inativos entraram na Justiça e conseguiram a suspensão do benefício.

Integrante da VPR (Vanguarda Popular Revolucionária), Lamarca desertou do Exército em 1969 e foi fuzilado em setembro de 1971 por tropas da repressão política no sertão baiano, após meses de perseguição.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;