Automóveis Titulo
O sonho em vermelho e preto
Ivan Arasaki
Da Hp Press
03/08/2004 | 21:11
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O sonho de criança do empresário Luís Eduardo era igual ao de muitos garotos de sua idade: ter um dia um carro possante e totalmente equipado. O do empresário começou a tomar forma quando comprou, no fim de 2003, um Astra GSi 2.0 16v completo, preto, avaliado em quase R$ 50 mil. Segundo o dono, a escolha pelo modelo foi em razão dele ter "a cara de mau" necessário de todo esportivo. Outro fato que pesou pelo modelo foi que ele já vem carregado com diversos acessórios.

O projeto básico, segundo Carlos Alberto Leite, incumbido da missão de "tunar" o veículo era fazer um carro diferente usando sempre a combinação do vermelho com a cor preta original do modelo. Da revenda, o carro seguiu zerinho para o stúdio da Spectral Bass, loja especializada em som. Após muita conversa, o Astra acabou recebendo um sistema multimídia completo, capaz de satisfazer os fãs de música mais exigentes. A lista de acessórios incluiu um canal central Alpine e dois monitores embutidos nos encostos de cabeça dianteiros Clarion, com 6,5" e uma caixa com dois subwoofers.

No painel dianteiro, o automóvel passou por uma transformação radical. Foi colocado um DVD player com monitor de sete polegadas da Clarion, modelo 935, que foi acomodado no espaço reservado antes ao CD player. Este, por sua vez, foi colocado no lugar que era ocupado pelo porta-trecos. Atendendo a um pedido do dono, o toca-cds original de fábrica foi mantido no sistema de som, com o objetivo de não tornar inúteis os comandos de rádio disponíveis no volante.

Também foi instalado um par de kits duas vias Profile de seis polegadas, com os médios colocados nos espaços originais das portas e os tweeters instalados próximos às maçanetas. No porta-malas uma caixa selada de madeira MDF de 20 polegadas abriga dois subwoofers de 10 polegadas da Sony Xplod. O visual dos falantes combina com a cor dos cones vermelhos. Quem fornece energia para abastecer todos esses acessórios é uma bateria de 80 ampères Impact, da MXR.

No interior, é possível perceber a grande alteração que foi realizada no revestimento do painel central e nos bancos, que foram remodelados para receber um aplique de couro de boi, na cor rubro-negra, com detalhes costurados. Nas portas, chama a atenção o revestimento em couro de carneiro, com textura similar à camurça. A Abreu Tapeceiros, empresa que traz no currículo a restauração do Rolls Royce conversível que hoje serve à Presidência da República, foi quem executou o serviço.

Até os cintos de segurança foram trocados por outros, importados, da cor predominante no habitáculo. E não dá para deixar de mencionar as luzes neon presentes embaixo do painel dianteiro, que iluminam pés de motorista e passageiro. A cor? Vermelho, claro. Para finalizar a mudança interna, pedaleira, manopla de câmbio e tapetes foram trocados por outros, da Shutt, todos de alumínio.

Embora o forte desse Astra GSi seja o interior, ele está longe de ser discreto e chama a atenção por onde passa. O visual provocante vem dos pára-choques e saias laterais, retrabalhados pela Tec Art, com vincos que acompanham as linhas do capô. As lanternas traseiras transparentes, importadas da Europa, conferem um toque de agressividade assim como os faróis de xenônio.

O toque fino vem das aletas vermelhas nos pára-lamas e das rodas de 18 polegadas da marca italiana 1000 Miglia, que calçam pneus Toyo com medidas 225/55. Os adesivos de película de alumínio também contribuem para o resultado final. Na soma de todos os equipamentos, a estimativa é que tenham investindo perto de R$ 100 mil em equipamentos. O motor ainda está careta (tem 136 cv) e deve ser o próximo da lista de aperfeiçoamentos. Já existe um projeto para colocar turbo com booster e nitro.

Ficha do Serviço

Abreu Tapeceiro
Av. Salim Farah Maluf, 176, Vila Prudente, São Paulo
(11) 6965-9664
Spectral Bass
Rua Itapura, 815, Tatuapé, São Paulo
(11) 293-1414
Tec Art
(11) 6121-8607




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