Economia Titulo
Senado aprova indicação de Shirakawa para Banco do Japão
Da AFP
09/04/2008 | 07:46
Compartilhar notícia


O Senado japonês aprovou nesta quarta-feira a indicação de Masaaki Shirakawa para governador do Banco do Japão, após semanas de crise envolvendo a sucessão na instituição financeira.

O Senado, controlado pela oposição, aprovou o nome de Shirakawa por 231 votos a 7.

A indicação será efetivada após a votação na Câmara dos Deputados, ainda nesta quarta-feira, onde o partido do governo tem maioria.

Masaaki Shirakawa, funcionário de carreira do Banco Central de 58 anos, será um dos mais jovens governadores da história da entidade, fundada em 1882. Seu mandato é de cinco anos.

Nascido em Fukuoka, na ilha meridional de Kiushu, Masaaki Shirakawa é um economista graduado nas universidades de Tóquio e Chicago. Desde que entrou no Banco do Japão, em 1972, trabalhou em Nova York e ocupou o cargo de diretor-executivo, encarregado de assuntos monetários, entre 2002 e 2006.

Shirakawa, até então governador adjunto do Banco do Japão, dirige a instituição de forma interina desde a saída, em 19 de março, do governador Toshihiko Fukui, cujo mandato expirou.

A oposição de centro esquerda bloqueou em março a nomeação de dois candidatos do governo conservador de Yasuo Fukuda.

Shirakawa poderá participar na sexta-feira, em Washington, da reunião dos responsáveis econômicos do G7.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;