Economia Titulo Novidade
ANS desenvolve indicador de qualidade de operadoras
Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
05/11/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


Os consumidores ganharão uma ferramenta para consultar a qualidade da prestação de serviço das operadoras de plano de saúde. A Agência Nacional de Saúde Suplementar estuda a criação de indicador com notas sobre as operações dessas empresas.

A previsão do início da publicação, de parte da ferramenta, é para o segundo semestre de 2012. As notas serão veiculadas em site exclusivo cujo link estará disponível no site da agência (www.ans.gov.br).

O gerente de relações com os prestadores da ANS, Carlos Eduardo Figueiredo, garantiu que o consumidor será beneficiado. "Se ele tiver que ser internado, por exemplo, saberá como é o serviço de determinado estabelecimento. Pois existem muitos prédios lindos por fora, mas o atendimento é de baixa qualidade", destacou Figueiredo.

Por enquanto, houve apenas a publicação da resolução normativa número 275, que determina a criação da ferramenta de avaliação.

INÍCIO - Figueiredo pontuou que a expectativa da ANS é que em dezembro comecem as reuniões entre um conselho gestor para o projeto.

Ele acrescentou que nesses encontros, que contarão com operadores, hospitais, usuários, órgãos de defesa do consumidor e instituto de pesquisa, serão definidas as diretrizes para o desenvolvimento da ferramenta.

COLETA - Figueiredo explicou que a ANS, após definição com o conselho gestor, distribuirá formulários aos hospitais, para que esses estabelecimentos preencham e enviem os dados à agência. "Para assim formar o índice."

As regras e os processos requisitados no formulário, ou como será a coleta, ainda estão em fase de elaboração.

Apenas os hospitais das operadoras de saúde serão obrigados a contribuir com suas informações. Os estabelecimentos de saúde que atendem por meio de convênios médicos terão a participação facultativa. "Pretendemos incluir, em segundo momento, as clínicas", afirmou o gerente da ANS.

Os médicos não serão avaliados, disse Figueiredo. "E não pensamos em nada sobre isso", garantiu o gerente, sobre uma parceria com outros órgãos governamentais a fim de avaliar os atendimentos dos profissionais formados em medicina.

EMPRESAS - As operadoras de saúde suplementar também serão beneficiadas com a criação do instrumento de avaliação sobre os serviços prestados. Na avaliação de Figueiredo, essas companhias terão acesso às suas qualificações e dos seus concorrentes. E com isso terão como avaliar se cabem melhorias na própria prestação de serviço, portanto, um estímulo à concorrência, que normalmente gera bons resultados aos usuários.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;