Diarinho Titulo
Botinha para a elefanta Motala
Por Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
16/10/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


A elefanta Motala também tem bela história de superação. Machucou gravemente uma pata dianteira ao pisar numa mina terrestre em 1999, enquanto trabalhava em um campo de exploração de madeira na Tailândia. Muito ferida, demorou três dias para percorrer 10 quilômetros para chegar a um hospital de elefantes, o Friends of the Asian Elephant, onde a pata precisou ser amputada. Foram necessários 30 médicos para fazer a cirurgia.

No início, Motala se deu bem com as três pernas. Mas, com o tempo, seu peso de 3.000 quilos passou a forçar e incomodar a pata da frente. Por isso, decidiram fazer uma prótese para ela, tendo como base um saco cheio de resíduos de madeira. Imagine as dificuldades pelas quais passou. Isso ocorreu em 2005 e desde então Motala já recebeu três próteses que têm de ser substituídas, de acordo com seu peso. A peça é uma espécie de bota, na qual se encaixa parte do membro amputado. Quer conhecer melhor essa história? Acesse http://animom.tripod.com/motala.html.

OUTROS HERÓIS - Muitos bichos já passaram por situação semelhante, como o pônei Molly. Após ser abandonado pelo dono quando o furacão Katrina atingiu o Sul da Louisiana, em 2005, foi atacado por um pit bull e quase morreu. A pata dianteira precisou ser amputada e recebeu depois um pino, com o qual consegue andar.

Ainda nos Estados Unidos, o canguru Stumpy consegue dar seus grandes saltos com um membro artificial que substitui a pata. E a tartaruga Tonka voltou a andar sobre uma espécie de skate, após quase ter sido devorada por um cão. Acesse http://blogdiarinho.blogspot.com para saber mais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;