Internacional Titulo
Acidente aéreo na Índia deixa ao menos 158 mortos
Do Diário OnLine
Com AFP
22/05/2010 | 10:19
Compartilhar notícia


O ministro de Aviação Civil da Índia, Praful Patel, afirmou neste sábado que um erro do piloto durante o procedimento de pouso pode ter causado o acidente com o Boieng 737 da Air India Express, que causou a morte de 158 pessoas. A aeronave, com 166 pessoas a bordo, acidentou-se ao tentar aterrissar em Mangalore (sul da Índia).

Segundo informações do jornal "Times of India", o ministro disse que o piloto Zlatko Glusic e o copiloto H S Ahluwali fizeram uma aproximação a 2 mil pés, cerca de 600 metros a mais do que deveria sobre a pista, deixando pouco espaço para o pouso.

Dirigentes da companhia disseram que o Boeing 737-800 desviou ao empreender o pouso, tocando a terra e caindo num desfiladeiro pouco profundo, coberto de vegetação, pegando fogo em seguida. Segundo o diretor de recursos humanos da Air India, Anup Shrivasta, pelo menos sete pessoas sobreviveram.

Ao comentar o acidente, o ministro indiano se declarou "moralmente responsável" e chegou a renunciar ao cargo. Contudo, o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, rejeitou o pedido.

Acidente - Procedente de Dubai, nos Emirados Árabes, o avião da Air India aterrissava às 6h (21h30 desta sexta-feira em Brasília) quando derrapou, pegou fogo e explodiu, segundo o Ministério de Aviação Civil.

Os canais de televisão indianos mostraram imagens de vários sobreviventes. Entre eles, uma mulher levada em maca, um homem que apresentava queimaduras graves e uma criança recebendo atendimento médico.

Um sobrevivente, Uner Farooq, ouvido pela NDTV no hospital, disse que ouviu um barulho ensurdecedor. "O avião deixou a pista indo direto contra árvores próximas e um incêndio começou na cabine. Cheguei a me prender em cabos, mas consegui sair", afirmou. "Minhas mãos, meu rosto e pernas estão queimados", acrescentou Farooq, que tinha um curativo cobrindo toda a cabeça.

A NDTV divulgou imagens do avião acidentado, com uma espessa fumaça esbranquiçada escapando da fuselagem e com os socorristas tentando apagar o fogo.

Segundo a lista de voo, entre os 160 passageiros estavam 137 adultos, nove crianças e quatro bebês.

O aeroporto de Mangalore fica a 20 km da cidade, a aproximadamente 320 km de Bangalore, capital do Estado de Karnataka. Segundo o chefe das autoridades aeroportuárias indianas, V. P. Agrawal, o piloto não enviou nenhum pedido de socorro nem outro comunicado que sugerisse um problema técnico.

"A visibilidade era de 6 km quando o avião se aproximava da pista, o que era mais que suficiente,", acrescentou. Em comunicado, a empresa Boeing, com sede nos Estados Unidos, explicou que enviou uma equipe à Índia para colaborar na investigação desta tragédia aérea.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;