Automóveis Titulo
Antes de viajar, nunca se esqueça de checar os pneus
Wagner Oliveira
Do Diário do Grande ABC
20/04/2011 | 07:24
Compartilhar notícia


De acordo com estatísticas oficiais, boa parte dos acidentes ocorridos no Brasil em feriados prolongados poderia ser evitada se os condutores tivessem feito uma simples revisão em seus veículos antes de pegarem estrada com a família.

Por isso, fabricantes reforçam a recomendação do check-up do carro antes de seguir viagem neste feriado prolongado de Páscoa, que vai de amanhã (comemoração do Dia de Tiradentes) até domingo.

A revisão ideal para pegar a estrada inclui a checagem de um grupo básico de itens do veículo como filtros e óleo do motor, água do radiador, sistemas de freio e de suspensão, bateria, faróis e palhetas do limpador do para-brisa, entre vários outros componentes. Mas há um item que, segundo pesquisas, nem sempre é lembrado, apesar de sua vital importância: o pneu.

"Muitos motoristas se esquecem dos pneus, que são, em última análise, o elo entre o veículo e o solo. Muito da estabilidade e da segurança do veículo vem deles", afirma José Carlos Quadrelli, gerente geral de engenharia de vendas da Bridgestone.

Os pneus são fundamentais para o aproveitamento total das características de vários sistemas do veículo: suspensão, transmissão, tração, direção e frenagem. "Eles exercem influência direta em praticamente todo o comportamento dinâmico de um carro. A calibragem correta é item essencial tanto para a boa condição de rodagem, como para o menor desgaste, boa manobrabilidade e menor consumo de combustível, além de reduzir a emissão de poluentes e garantir a segurança de todo os viajantes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;