Automóveis Titulo
Linhas revelam 'identidade'
Wagner Oliveira
Do Diário do Grande ABC
20/04/2011 | 07:23
Compartilhar notícia


Como as linhas da palma da mão, as ranhuras na banda de rodagem dizem muito sobre a identidade e a funcionalidade de um pneu. Blocos, incisões,sulcos e ranhuras conferem maior segurança em pisos molhados, por exemplo, minimizando o risco de aquaplanagem (deslizamento sobre lâmina d'água na pista).

Com testes virtuais e reais, avaliando as variações de clima num país continental como o Brasil, o ContiPowerContact busca anteder às mais exigentes expectativas dos motoristas. Para isso, promete rodar silencioso e confortável ao alterar os ruídos gerados para níveis de alta frequência - não audíveis.

"O ContiPowerContact é capaz de oferecer ao usuário quilometragem até 15% superior em comparação ao seu antecessor (PowerContact geração 3)", explica César Maldonado, gerente de serviços ao consumidor da Continental Pneus. "O atual modelo traz características únicas, como bordas dos blocos chanfradas, conferindo maior área para o contato pneu/solo, o que reflete em menores distâncias de frenagem", analisa.

O emprego de um composto de sílica é outra tecnologia de ponta, que auxilia na absorção eficiente de energia e na aderência. "Os blocos centrais da banda de rodagem com emprego de maior volume de borracha permitem perfeito contato com o solo e uma distribuição mais homogênea da carga", explica Maldonado.

Teste realizado pela Continental no Brasil envolvendo 700 pneus ContiPowerContact na medida 175/65R14 82T registrou redução média de 3% no nível de consumo de combustível quando comparado a concorrentes. Rodando em veículos como Fox, Palio e Siena, que apresentam consumo médio de combustível de 10 km/litro, a economia aferida equivale a 210 litros de combustível ou ao custo de 2,3 pneus.

Para a fabricante, o desafio é convencer o consumidor de que o pneu pode fazer a diferença e trazer economia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;