Internacional Titulo
Klestil pede à UE uma chance para a Austria
Do Diário do Grande ABC
04/02/2000 | 16:07
Compartilhar notícia


O presidente Thomas Klestil pediu, nesta sexta-feira, aos austríacos e aos países da Uniao Européia que ``dêem uma chance' ao novo governo conservador e de extrema-direita. Em discurso transmitido pela TV, nesta tarde, Klestil apela a ``todas as forças políticas do país, assim como a todos os austríacos e também aos parceiros da UE para darem uma oportunidade ao novo gabinete e julgarem seu trabalho'.

Klestil presidiu nesta sexta a cerimônia de juramento do novo gabinete, composto por ministros do partido de extrema-direita de Joerg Haider.

No texto divulgado com antecedência pela assessoria presidencial, Klestil destaca que advertiu o novo chanceler Wolfgang Schuessel e Haider contra ``as graves conseqüências internas e externas' se nao respeitarem compromissos relacionados à manutençao dos valores democráticos na Europa.

Klestil promete ``zelar para que em nosso país nao haja contradiçoes aos valores da Uniao Européia e aos da comunidade internacional'.

O presidente anunciou também que vai enviar aos chefes de Estado e de governo uma declaraçao assinada ontem por Schuessel e Haider na qual eles reconhecem esses valores da UE. Pela primeira vez, em documento por escrito, a Austria assume sua responsabilidade pelos ``crimes monstruosos cometidos pelo nacional-socialismo'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;