Internacional Titulo
Ocidente espera que Irã siga exemplo da Coréia do Norte
Da AFP
19/09/2005 | 19:37
Compartilhar notícia


Os Estados Unidos e seus aliados esperam que o Irã siga o exemplo da Coréia do Norte, que acaba de assumir o compromisso de abandonar seu programa de armas nucleares.

A secretária americana de Estado, Condoleezza Rice, e o chanceler britânico, Jack Straw, comemoraram o acordo fechado em Pequim pelo qual Pyongyang aceitou renunciar a seu arsenal nuclear em troca de ajuda e segurança.

"Este exemplo prova que se isolar e desafiar a comunidade internacional não funciona, mesmo que alguns países se iludam pensando o contrário", disse Straw.

O chefe da diplomacia britânica declarou que o acordo alcançado nas negociações entre Estados Unidos, China, Japão, Rússia, Coréia do Sul e Coréia do Norte é "um bom agouro" para as deliberações sobre o Irã na AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), que começaram hoje em Viena.

Rice também viu uma lição para o Irã no compromisso norte-coreano: "Houve progressos ali que devem ser levados em conta".

Enquanto Rice e Straw falavam na sede das Nações Unidas, em Nova York, Grã-Bretanha, França e Alemanha (UE-3, que negocia a questão nuclear com o Irã) decidiram pedir ao executivo da AIEA o envio do caso iraniano ao Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), revelaram fontes diplomáticas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;