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Punto de equilíbrio
Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
18/08/2010 | 07:09
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Claudinei Plaza/DGABC


O Fiat Punto alcançou, finalmente, o equilíbrio interior. Lançado no Brasil em 2007, o hatch médio rapidamente tornou-se sucesso de vendas por trazer visual moderno, jovem e arrojado - obra do talentoso designer italiano Giorgetto Giugiar. Porém, algo destoava no modelo. Os motores bicombustíveis 1.4 (fraco) e 1.8 (beberrão e barulhento) não estavam a altura de seus predicados estéticos.

Agora, com a chegada da linha 2011, a Fiat conseguiu aparar as arestas e tornar o Punto um automóvel também agradável ao volante com a introdução da nova família de motores E.TorQ, desenvolvidos pela FTP (Fiat Powertrain Technologies) e fabricados em Campo Largo (PR).

Para melhor entender esta evolução, avaliamos a versão Essence 1.8 16V com transmissão automatizada Dualogic (R$ 48.780) - outra novidade da Fiat para alavancar as vendas e atingir o patamar de 3.000 unidades/mês. E após sete dias rodando pelo Grande ABC, concluímos: o Punto realmente melhorou!

A começar pelo feliz matrimônio entre o câmbio robotizado e o bloco de até 132 cv de potência e torque de 18,9 mkgf, quando abastecido com etanol. As acelerações e retomadas são satisfatórias, apesar da ligeira falta de fôlego até as 2.000 rpm. O nível de ruído no habitáculo é menor.

As mudanças de marchas estão mais previsíveis e suaves, e menos desconfortáveis. Definitivamente o sistema Dualogic evoluiu. Quando optamos pelas trocas manuais por meio da alavanca, a dirigibilidade ganha em diversão. As marchas entram rapidamente, tornando o Punto ágil.

A suspensão macia e voltada para o conforto (característica dos modelos Fiat) poderia ser mais rígida, agregando tempero extra ao volante.

O conforto também pode ser encontrado no interior. O acabamento melhorou. As peças plásticas têm menos rebarbas e os encaixes estão mais precisos. Revestimento parcial dos bancos em couro é opcional e sai por R$ 1.976.

Ponto para a ergonomia. Ajustes de profundidade do volante e de altura do banco ajudam encontrar a melhor posição para dirigir. O volante tem boa empunhadura.

O Essence 1.8 16V traz de série ar-condicionado, direção hidráulica e travas e vidros dianteiros elétricos, faróis de neblina, computador de bordo e controlador de velocidade. Entre os opcionais, destaque para o Kit HSD (air bag + ABS) por R$ 2.522.

O espaço, no entanto, escorrega. Com distância entre os eixos de 2,51 metros - 4,03 m de comprimento - , o Fiat leva justinho até cinco ocupantes de estatura média. O porta-malas é pequeno. Somente 280 litros - igual ao novo Uno.

Resumindo, o Punto talvez seja hoje o melhor veículo da linha Fiat no Brasil. Tem design atual, conforto sob medida, preços competitivos e agora motores modernos. Não por acaso vende bem.




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