Internacional Titulo
Suíça nega ser um paraíso fiscal
Do Diário do Grande ABC
05/09/2000 | 12:48
Compartilhar notícia


A Suíça negou, nesta terça-feira, a acusaçao de ser um paraíso fiscal, lançada pelo Foro de Estabilidade Financeira (FSF), um órgao criado no ano passado pelos países do G-7.

``É incompreensível que a Suíça seja considerada como um centro offshore', indica uma carta conjunta enviada aos membros do foro por parte do Banco Nacional Suíço (BNS) e pela Comissao Federal de Bancos (CFB), o órgao de vigilância dos bancos suíços.

``A Suíça é membro do grupo dos 10 (G-10)', ou seja, um dos 10 países mais ricos do mundo, ``com um sistema de regras e vigilância de acordo com os padroes internacionais', adianta a carta firmada pelos presidentes do BNS, Hans Meyer, e do CFB, Kurt Hauri.

Os dois homens rechaçam igualmente ``uma amálgama entre os critérios de uma praça financeira internacional e os que sao utilizados pelo FSF para definir os centros financeiros offshore (paraísos fiscais)'.

A Suíça figura na primeira lista estabelecida dos paraísos fiscais, publicada no dia 26 de maio passado pelo FSF. A lista conta com 42 países, classificados em três categorias, segundo seu grau de cooperaçao com as autoridades de controle.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;