Automóveis Titulo
Puebla, novo endereço da VW Caminhões e Ônibus
Da HP Press
10/02/2004 | 20:42
Compartilhar notícia


Já tem endereço definido a segunda fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus no mundo. É a cidade de Puebla, no México. O sistema de produção será em módulos, o mesmo adotado pela unidade de Resende (RJ), e funcionará a partir do segundo semestre. Roberto Cortes, vice-presidente da Volkswagen Veículos Comerciais e CEO das Operações Caminhões e Ônibus, visita Puebla esta semana para acertar detalhes operacionais com a diretoria da filial mexicana do Grupo Volkswagen.

Além de sua boa localização no México, Puebla já possui uma fábrica da Volkswagen e por isso tem condições de compartilhar serviços já instalados na unidade, como o sistema de distribuição de peças. "Optamos por ocupar um prédio já pronto, a fim de acelerar a instalação da nova linha de montagem. O know-how da nova operação será, em parte, brasileiro. Levaremos para lá o conceito de Consórcio Modular, no qual a VW conta com empresas parceiras na montagem dos produtos. Engenharia, Manufatura, Qualidade e outras áreas de Resende terão contato direto com os mexicanos", diz Roberto Cortes.

A nova fábrica produzirá caminhões nos segmentos de 8, 15, 17, 23 e 42 toneladas de peso bruto total, microônibus e ônibus urbanos, todos dotados de motorização eletrônica. Conjuntos semi-prontos de peças exportadas por Resende serão montados em Puebla, que progressivamente acrescentará itens de fornecedores mexicanos. O objetivo é chegar a uma produção anual de 2.000 veículos em 2006 – este ano, serão 300 unidades – e conquistar 15% do mercado local. No Brasil, a Volkswagen liderou as vendas brasileiras no varejo de caminhões em 2003, e é a segunda maior marca de ônibus.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;