Internacional Titulo
Patriarca ortodoxo recusa encontro com Papa
Do Diário do Grande ABC
09/11/1999 | 15:40
Compartilhar notícia


O patriarca ortodoxo de todas as Rússias, Alexis II, estimou nesta terça-feira que há ainda muitas divergências entre as Igrejas Católica e Ortodoxa para encarar um encontro entre ele e o Papa Joao Paulo II, indicaram as agências russas. ``Temos problemas que nao foram resolvidos e que devemos resolver', explicou Alexis II no momento em que o Papa faz uma visita de dois dias à Georgia, país majoritariamente ortodoxo.

O patriarca ortodoxo evocou em especial o litígio sobre as paróquias uniatas da Ucrânica (católicos de rito oriental), afirmando que a Igreja Católica ``liquidou dioceses e paróquias ortodoxas' na Ucrânia ocidental. ``Nao é a maneira de agir com uma igreja irma', acrescentou, criticando o fato de que o clero católico converta os crentes ortodoxos russos.

Ortodoxos e uniatos disputam numerosas paróquias na Ucrânia ocidental desde 1991. Até 1945 muitas igrejas uniatas foram transferidas à força, por ordens de Stálin, à Igreja Ortodoxa russa. Após a independência da Ucrânia, as autoridades devolveram a maior parte dos bens religiosos à Igreja Uniata.

Alexis II estima que a Igreja Católica já nao respeita os princípios de coexistência das diferentes confissoes proclamada pelo Concílio Vaticano II.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;