Cultura & Lazer Titulo Gastronomia
É hora do delicioso champigon
Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
11/03/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Pequeno, suculento e saudável, o 'champignon' figura cada vez mais nos pratos brasileiros. Do reino dos fungos - são cerca de 4.000 tipos entre comestíveis, medicinais e venenosos - e conhecido cientificamente como 'Agaricus bisporus', o 'champignon' pode surpreender entre as diversas possibilidades gastronômicas que oferece.

Comum por conta do estrogonofe, o ingrediente pode dar todo o charme e frescor a um risoto de açafrão. O 'champignon' pode se destacar em saladas refrescantes e até pizzas. Pode também interagir com peixes e ser usado, ao lado do shoyo ou queijos, como molho para carnes vermelhas. O que vale é deixar a imaginação fluir e abusar do delicioso ingrediente.

Encontrado em dois tipos, o branco ('Champingon de Paris') e o amarelo ('Champignon Portobello'), o pequeno cogumelo passa longe de ser apenas simples ingrediente que dá sabor às refeições. De alto valor nutritivo, o cogumelo é rico em vitamina C e vitaminas B1 e B2 - essenciais na saúde mental e emocional. Fonte de fibras, controla o colesterol, reduz a absorção de gordura e, além de ajudar no bom desempenho do intestino, previne doenças cardiovasculares e ajuda no combate contra a hepatite, por conta do alto índice de ácido fólico.

Consumido em conserva ou fresco, o 'champignon' é muito cultivado no Estado de São Paulo. Boa dica para o ato da compra é optar por cogumelos maiores e sem manchas escuras. Caso seja necessário guardar, deixe refrigerado por no máximo uma semana.  

Tabela nutricional
COMPOSIÇÃO POR 100 G (champignon)
Valor calórico: 24,3 kcal
Proteína: 1,87 g
Carboidratos: 4,96 g
Fibras: 1,5 g
Lipídeos: 0,4 g
Fósforo: 113 mg
Folatos: 1 mg
Vitamina C: 6,3 mg
Vitamina B1: 0,03 mg
Vitamina B2: 0,25 mg  

ABADEJO COM CHAMPIGNON chef Simon Calcin
Ingredientes
400 g de filé de abadejo
6 unidades de batata bolinha
100 g de camarão médio limpo
100 g de camarão 7 barbas limpo
50 g de alcaparras
50 g de amêndoas
1 talo de aspargo
50 g de manteiga
50 ml de azeite
70 g de champignon
Limão e sal a gosto

Modo de preparo
Tempere o peixe com sal e limão, passe na farinha de trigo e grelhe. Reserve
Molho: em uma frigideira coloque o azeite e a manteiga, quando derreter acrescente o restante dos ingredientes (menos o aspargo e as batatas) até dourar os camarões. Frite as batatas.
Montagem do prato: disponha o peixe numa travessa, o molho por cima, decore com as batatas fritas, o aspargo em fatias e folhas de alface. Se quiser, acrescente purê de batatas.

SALADA VEGETAIS nutricionista Marcella Quattrucci
Ingredientes
90 g de mix de folhas (alface americana, alface roxa e agrião) - aproximadamente 1 xícara (café) cheia de cada folha
4 brócolis (florete)
2 colheres (sopa) de beterraba ralada
2 colheres (sopa) de cenoura ralada
1 colher (sopa) de champignon fatiado
4 tomates cereja cortados ao meio

Modo de preparo
Coloque as folhas em um 'bowl'.
Em seguida, adicione os produtos nesta ordem: brócolis, beterraba, cenoura, tomate cereja e lascas de champignon. Tempere à vontade.

CONE DE PIZZA DE CHAMPIGNON
culinarista Miriam Regina Thozi
Ingredientes
Massa
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
30 g de fermento biológico
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de açucar
2/4 de xícara (chá) de leite morno
1/4 de xícara (chá) de óleo de milho
5 colheres de leite em pó
1 colher (café) de sal
Noz moscada a gosto
Recheio
Presunto
Palmito
Champignon
Molho de Tomate
Orégano
Requeijão cremoso

Modo de preparo
Bata os ingredientes da massa no liquidificador. Misture até formar uma massa homogênea. Molde no formato de cones (pode utilizar a ajuda de uma forma específica). Reserve. Pique os ingredientes do recheio em pedaços pequenos. Recheie o cone com presunto, palmito, champignon, molho de tomate, orégano e requeijão cremoso. Repita a ordem até o topo do cone, finalizando com o requeijão. Leve ao forno para assar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;