Automóveis Titulo
Últimas cartadas do 'velho' Golf
Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
20/04/2011 | 07:18
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Quando todos apostam no seu fim - ou rejuvenescimento, no mínimo -, ele ressurge com pequenas novidades. Um pouco de botóx aqui, uma aplicação de silicone ali. Sessões exaustivas de drenagem linfática e limpeza de pele. Assim a interminável quarta geração do Volkswagen Golf sobrevive, agora com a versão Black Edition - que parte de R$ 66.450.

"Invocado esse aí, hein?", disse um dos motoristas do Diário ao ver o Golf no estacionamento. E ele tem certa razão. O visual do Black Edition é o ponto forte deste senhor que passou pela última atualização em 2007. Destaque para as rodas de liga leve de 17 polegadas com desenho exclusivo e na cor preta - claro!

Sob o capô, o velho de guerra motor 2.0 Total Flex que gera 18,4 mkgf de torque e 120 cv de potência, quando abastecido com etanol. A transmissão é a boa automática Tiptronic de seis velocidades, com opção de trocas manuais pela alavanca.

Acelerando, o Golf, apesar da idade, ainda diverte. Sua manobrabilidade continua melhor do que muito hatch médio garotão por aí. É saboroso entrar mais forte nas curvas e sentir que o Edição Preta corresponde com segurança, sem ameaçar sair de frente ou traseira. O torque entregue a apenas 2.250 rpm também ajuda nas retomadas em baixas rotações. Mas falta cavalaria para este Volkswagen acompanhar forte concorrência que aumenta a cada dia.

A ergonomia e o acesso às informações também agradam. Há ajustes completos para a coluna de direção (altura e profundidade) e banco do motorista. É fácil encontrar a melhor posição ao volante. Já o painel de instrumentos traz o computador de bordo - de fácil visualização - entre o velocímetro e o conta-giros.

Por dentro, os bancos esportivos revestidos em couro - preto - apresentam o requinte do Golf. Ar-condicionado digital, air bag duplo frontal, faróis de neblina, travas e vidros elétricos, controlador de velocidade, direção hidráulica e rádio CD player MP3 com ampla conectividade (USB, SD-Card e bluetooth) consolidam a recheada lista de equipamentos de série. Como opcional apenas o teto solar (R$ 2.230).

O acabamento é bom, tem peças de qualidade e encaixes precisos. Chega a ter o mesmo nível do recém-lançado Jetta - que teve uma queda na qualidade dos materiais para atingir preços mais competitivos.

Em termos de espaço, o Golf é convidativo. São 4,20 metros de comprimento e 2,51 metros de distância entre os eixos. Quem viaja atrás curte confortavelmente o passeio. O porta-malas com 330 litros é modesto, mas nada que impeça viajar no fim de semana.

VEREDICTO - O Golf Black Edition tenta fisgar o comprador pelo visual diferenciado, seus equipamentos de série e manobrabilidade. E consegue. Esse Volks tem seu público cativo. Porém a idade do projeto, que por aqui parou no tempo, enquanto na Europa a evolução continua - fala-se em sétima geração - , o faz perder espaço lentamente. Atenção, Das Auto!

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;