Internacional Titulo
EUA são os maiores doadores do Vaticano
Da AFP
06/07/2007 | 17:42
Compartilhar notícia


Os Estados Unidos continuam sendo a principal fonte financeira do Vaticano, apesar das dificuldades das contas da igreja americana devido às indenizações pagas às vítimas dos padres pedófilos.

"Eu me lembro que quando houve o escândalo dos padres pedófilos, os meios americanos disseram que as doações iriam diminuir, mas com relação à Santa Sé, isso não ocorreu", declarou o presidente da Prefeitura para Assuntos Econômicos, o cardeal Sergio Sebastiani. "Eu não sei quanto às doações dos americanos às suas dioceses", acrescentou ele.

A Igreja Católica nos Estados Unidos se envolveu em muitos supostos casos de pedofilia, que foram resolvidos com o pagamento de importantes somas em dinheiro das vítimas.

Os três principais doadores do Vaticano são, em ordem, os Estados Unidos, a Alemanha e a Itália. Em 2006, os donativos ao papa e à Santa Sé aumentaram 12% graças particularmente a contribuições "excepcionais", afirmou o padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano. "Agradecemos a providência, mas nós esperamos que isso se repita nos próximos anos", declarou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;