Internacional Titulo
Diplomata equatoriano diz que OEA "não cumpriu suas obrigações"
Da AFP
22/04/2005 | 20:26
Compartilhar notícia


"A OEA (Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos) não cumpriu suas obrigações" depois do fechamento da Suprema Corte pelo ex-presidente equatoriano Lucio Gutiérrez, afirmou nesta sexta-feira Blasco Peñaherrera, um dos membros da delegação do país andino na organização.

"Quando teve início em nosso país o processo de destruição da institucionalidade democrática por vontade e decisão do presidente Gutiérrez, pensamos que a OEA viria em nossa ajuda", declarou Peñaherrera momentos antes da reunião do Conselho Permanente.

"Lamentavelmente, isso não sucedeu", criticou. "As circunstâncias da organização, em processo de reestruturação, e a inexistência de um funcionário responsável foram sem dúvida as causas desta falta de ação da OEA", disse.

Peñaherrera se referia ao secretário-geral interino, Luigi Einaudi, a quem criticou por não ter viajado ao Equador depois do fechamento da Suprema Corte. Einaudi também não participou da reunião urgente do Conselho sobre o Equador, pois se encontrava na cúpula de Sevilha (sul da Espanha).

A OEA está sem secretário-geral desde a renúncia, em outubro passado, do costa-riquenho Miguel Angel Rodríguez.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;