Política Titulo
Brasil muda de posição e deve fechar acordo nuclear
16/10/2005 | 08:01
Compartilhar notícia


Brasil, Venezuela e Argentina fecharão um acordo de cooperação na área nuclear. Anunciada ontem pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez, a iniciativa foi confirmada pelo assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República brasileira, Marco Aurélio Garcia.

“Há uma iniciativa da Venezuela no compartilhamento na área nuclear. Não vejo problemas porque os programas dos três países são transparentes, pacíficos e protegidos de qualquer derivação militar”, afirmou Garcia. “Não há nada ainda de concreto”, completou.

A declaração de Garcia indicou uma mudança substancial na posição do governo brasileiro sobre a questão da cooperação nuclear. Até o momento, o único acordo que o Brasil havia assinado com outra Nação neste campo foi com a Argentina, nos anos 80.

Em maio, quando Chávez fez a primeira exposição pública da mesma iniciativa entre Venezuela, Brasil e Argentina - incluindo o Irã - a reação do governo brasileiro havia sido gélida. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, foi enfático ao declarar que não havia nenhuma disposição da administração federal brasileira em estender a cooperação nuclear a outros países. Mas a posição mudou. “Qualquer país que queira compartilhar com o Brasil seus programas de uso pacífico será bem-vindo”, ressaltou Garcia.

O assessor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva também desdenhou da possível reação de várias potências, principalmente dos Estados Unidos, sobre a criação dessa tríplice aliança nuclear que, segundo ele, teria, exclusivamente, o objetivo de proporcionar capacidade de produção e fornecimento de energia pacífica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;