Política Titulo
Líbia: Lula se encontra com Muamar Kadafi
Do Diário OnLine
Com Agências
09/12/2003 | 20:20
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou nesta terça-feira à Líbia, última etapa de uma viagem de nove dias ao Oriente Médio. Ele foi recebido em frente à antiga residência do então líder da revolução islâmica e atualmente presidente da Líbia, Muamar Kadafi. A residência foi bombardeada pelo Exército dos Estados Unidos, em 1986, e desde então o local passou a ser uma espécie de símbolo da resistência nacional. Neste mesmo ataque, a filha de um ano e meio de Kadafi, Hana, foi morta.

A casa se tornou um museu, onde logo na entrada foi erguida um monumento de ferro com a imagem de uma mão esmagando um avião norte-americano. No interior do local foram fixadas algumas fotos de Lula e alguns cartazes de repúdio ao ex-presidente dos EUA Ronald Regan.

Depois de visitar o local histórico para a população da Líbia, Muamar Kadafi e Lula se encontraram no palácio Bab Azyzia. Ainda nesta noite, eles devem jantar juntos.

População - De acordo com informações da Agência Brasil, a chegada de Lula à Líbia foi ligeiramente tumultuada. Centenas de populares aguardavam o brasileiro nas proximidades do complexo Bab Azyzia – sede do governo local.

Segurança - Para receber a comitiva brasileira, o governo Líbio reforçou a segurança. Do aeroporto até a sede do governo, dezenas de políticos e centenas de oficiais escoltaram Lula e seus convidados. Nem mesmo em Beirute, local onde se usou helicópteros na guarda do presidente brasileiro, o patrulhamento mostrou-se tão ostensivo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;