Pesquisa realizada pelo Instituto Veritá mostra socialista isolado na liderança na corrida pelo Paço
O deputado estadual e candidato do PSB à Prefeitura de Mauá, Atila Jacomussi, aparece isolado na liderança do segundo turno, com 70,5% das intenções de voto válido, segundo sondagem do Instituto Veritá. O atual prefeito e candidato à reeleição, Donisete Braga (PT), tem 29,5% e sairia derrotado se o pleito fosse hoje.
Os números são de votos válidos (quando excluídos os brancos e nulos), dados utilizados pela Justiça Eleitoral para o cálculo do resultado da disputa.
No estrato geral, a ampla vantagem do candidato oposicionista permanece. Atila fica com 51,6%, ante 21,6% do atual chefe do Executivo. Brancos e nulos chegam a 22,1%. Eleitores que se disseram indecisos ou não responderam somam 4,7%.
É a primeira pesquisa divulgada desde o primeiro turno da eleição em Mauá, realizado no dia 2. A sondagem, divulgada anteontem, ouviu 802 eleitores entre os dias 5 a 9. A pesquisa está registrada no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral) sob o número 04212/2016.
Na primeira etapa da corrida, Atila teve o dobro do desempenho de Donisete nas urnas: enquanto o socialista ficou com 46,73% dos votos válidos (85.615 sufrágios), Donisete registrou 22,90% (41.958). Apesar da vantagem, o resultado não foi suficiente para garantir vitória no primeiro turno.
À frente, Atila abocanhou apoio do PSDB, que ficou na terceira colocação no dia 2 (20,23%). Porém, o então prefeiturável do partido, Clóvis Volpi, decidiu pessoalmente aderir ao projeto de reeleição de Donisete – foi expulso do tucanato por conta da postura política.
Outro que tende a apoiar Atila é o ex-vice-prefeito e candidato do PSD, Márcio Chaves, que ficou em quarto, com 4,20% (7.691). O pessedista ainda não anunciou o posicionamento oficial, o que deve fazer na próxima semana.
Mauá e Santo André são os dois únicos municípios do Grande ABC onde o PT ainda segue na disputa no segundo turno. No município andreense, os petistas também estão atualmente no comando do Paço – sob a chefia de Carlos Grana (PT) – e o cenário atual negativo para o petismo se repete.
Em sondagem do Instituto Paraná Pesquisas, o candidato oposicionista, Paulinho Serra (PSDB), aparece à frente, com 57,6% das intenções de voto, contra 25,5% de Carlos Grana. O total de votos brancos e nulos é de 12% e a parcela de indecisos chega a 4,9%.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.