Por maioria dos votos, o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) manteve ontem o deferimento da candidatura do hoje prefeito eleito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB). A Justiça Eleitoral do município já havia validado a chapa majoritária tucana durante o pleito.
Aliado do atual prefeito, Paulo Pinheiro (PMDB), rival político de Auricchio, o vereador Eder Xavier (PSC) recorreu do deferimento no TRE, mas por unanimidade perdeu a ação, que pedia impugnação da candidatura de Auricchio com base na Lei da Ficha Limpa. O tucano teve as contas referentes ao exercício de 2012 (governou a cidade por dois mandatos, entre 2005 e 2012) rejeitadas pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado), condenação essa mantida pela Câmara. Porém, decisão da Justiça comum anulou o parecer negativo e determinou a reanálise dos gastos aceitando alegação de falta de amplo direito de defesa do tucano no processo.
A coligação Compromisso com o Futuro, que representou o projeto de reeleição de Pinheiro, também solicitava a impugnação do tucano e, por cinco votos a um, o pedido dos peemedebistas também foi rejeitado.
Eleito no dia 2 com 34,34% dos votos válidos (32.067 adesões), Auricchio comemorou a decisão do TRE. “Os opositores exerceram o direito deles de recorrerem, mas o resultado (da decisão do TRE) soma-se à nossa vitória nas urnas”, comentou o prefeito eleito.
Na terça-feira, o Diário mostrou que, uma semana depois da eleição, a transição de governo ainda não havia começado. Auricchio já tinha formado grupo para encabeçar o processo, mas a atual administração ainda não tinha sequer indicado os responsáveis pela troca de informações. Pelos corredores do Palácio da Cerâmica ainda havia expectativa de alguns integrantes do governo Pinheiro de que seria possível revés de Auricchio na Justiça Eleitoral, o que teria emperrado o início da transição.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.