Internacional Titulo
Príncipe William passará seu aniverário estudando
Do Diário do Grande ABC
21/06/2000 | 12:00
Compartilhar notícia


Com uma grande festa no Castelo de Windsor, será comemorado esta quarta-feira o 18º aniversário do príncipe William, da Inglaterra. O herdeiro, no entanto, nao comparecerá à festa, pois tem que se preparar para os exames finais de sua escola.

Esta ausência é paradoxal, uma vez que William atraiu a atençao da imprensa britânica nos últimos dias e sua maioridade o consagrou como figura estelar da família real.

Além disso, pesquisas indicam que o jovem príncipe é praticamente o único Windsor que interessa à opiniao pública, cada vez mais indiferente e, às vezes, hostil à família real.

Dois em cada cinco britânicos desejam, por exemplo, que Charles abdique ao trono em favor de seu primogênito, após a morte ou abdicaçao da rainha Elizabeth II, segundo uma pesquisa publicada no último domingo.

Mas enquanto o Castelo de Windsor (Oeste de Londres) estiver servindo de cenário para a grande festa em sua homenagem - para a qual 600 pessoas foram convidadas - William Arthur Philip Louis Windsor estará repassando sozinho liçoes de história da arte, preparando-se para a prova que fará na quinta-feira.

``Nao participará da festa porque tem que estudar', informou um porta-voz do príncipe Charles.

William recebeu nada menos do que 1,5 mil cartoes de aniversário, acrescentou o porta-voz.

O restante da família celebrará, na ocasiao, cinco aniversários: além do de William, os da rainha-mae (100 anos), princesa Margaret (70 anos), princesa Anne (50 anos) - as três nascidas em agosto - e os 40 anos do príncipe Andrew, cumpridos em fevereiro passado.

A rainha-mae será ``a rainha da festa'. A orquestra Grahamophones tocará suas composiçoes preferidas, as dos anos 20. Cronistas apostam que Elizabeth, que sabe apreciar o gim e os grandes eventos, nao será a primeira a retirar-se, apesar de sua idade avançada.

Esta é a primeira festa milionária organizada pela família real desde as bodas de prata de Elizabeth II, em 1997.

O evento recebeu a reprovaçao dos adversários da monarquia, que criticam freqüentemente os grandes gastos dos Windsor e seus relacionamentos tortuosos, dignos de uma telenovela.

A rainha convidou para a festa, por exemplo, a duquesa de York, Sarah Ferguson, excluída da família real desde que se divorciou do príncipe Andrew, em 1996. Mas Elizabeth II nao convidou Camilla Parker Bowles, cujo relacionamento com o príncipe Charles ainda nao foi totalmente aceito pela rainha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;