Internacional Titulo
Encerrada validação de assinaturas contra Chávez
Da AFP
30/05/2004 | 21:26
Compartilhar notícia


O CNE (Conselho Nacional Eleitoral) da Venezuela anunciou o encerramento dos três dias de validação de assinaturas para convocar um referendo revogatório do mandato do presidente Hugo Chávez. O órgão também advertiu que sancionará aqueles que anteciparem resultados.

O diretor do CNE, Jorge Rodríguez, afirmou que o organismo atuará se algum veículo de comunicação ou político continuarem adiantando resultados e frisou que se pode chegar até à proibição das transmissões de TV.

A advertência foi feita quando emissoras privadas transmitiam um discurso do líder opositor Enrique Mendoza, no qual afirmava que a oposição conseguiu obter mais de 700 mil assinaturas para ativar o referendo contra Chávez.

Para dar partida ao processo, a oposição tem de obter 555.215 rubricas válidas para completar o mínimo exigido de 2,46 milhões de assinaturas.

"Conseguimos as assinaturas (...) Temos, com certeza, assinaturas suficientes que não vão poder nos roubar", disse Mendoza, enquanto seus seguidores gritavam "vitória, vitória".

"Em 8 de agosto, haverá referendo", insistiu, em declarações na sede da Coordenadoria Democrática (CD), que reúne a oposição a Chávez.

Do lado oficialista, o dirigente José Albornoz do Partido Pátria para Todos (PPT), rebateu o otimismo adversário, também pela TV: "graças ao povo (...) temos razões para comemorar".

Segundo o diretor Rodríguez, o processo transcorreu "com absoluta normalidade e em paz e este é um exemplo que deve ser seguido por alguns representantes políticos que não respeitam os princípios".

"Temos visto que quem viola a lei, o estabelecido, não são os cidadãos, mas os que assumiram a liderança política", criticou.

"Se algum veículo de comunicação, ou algum fator político der resultados, nós seremos obrigados a agir. É muito grave, é muito importante o que está em jogo para continuar com a mesma atitude tolerante. Chega!", ressaltou.

A oposição reuniu suas assinaturas no final de 2003, e o CNE determinou que, do total entregue, apenas 1.910.965 eram válidas, colocando outras 1.192.914 em observação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;