Nacional Titulo
Minas celebra Dia Mundial da Cachaça
Do Diário do Grande ABC
08/07/1999 | 17:05
Compartilhar notícia


Os mineiros vao consumir dez mil litros de aguardente para celebrar o Dia Mundial da Cachaça. A bebedeira começou nesta quinta-feira - o dia da cachaça - e só acabará no domingo, quando termina 2º Festival Nacional da Cachaça, um evento promovido pela Associaçao Mineira dos Produtores de Aguardente de Qualidade e pelo programa estadual Pró-Cachaça. A festa está sendo realizada na Serraria Souza Pinto, no centro de Belo Horizonte. Os organizadores do evento esperam receber, durante os quatro dias, cerca de 25 mil visitantes. Produtores mineiros - e também convidados de outros Estados - estarao vendendo suas marcas em 135 estandes. Receitas exclusivas de coquetéis preparados nas fazendas do interior. Para animar a celebraçao, shows de música sertaneja e apresentaçoes artísticas relacionadas à cultura da cachaça no interior de Minas. Quem quiser poderá fazer também o passeio pelo roteiro turístico da cachaça. O programa, com saídas pela manha, inclui visitas a 15 alambiques em fazendas próximas a capital mineira.

Exportaçao - Além de vender para o resto do país, os produtores querem exportar mais. A idéia é transformar a legítima pinga mineira num símbolo tao conhecido como o vinho para a França e o uísque para a Escócia. Importadores estrangeiros foram convidados a participar da feira e degustar a bebida típica.

Apesar de nao ser o maior Estado produtor de aguardente no Brasil - Sao Paulo lidera o ranking -, Minas orgulha-se da fama de fazer a melhor cachaça do país. Cerca de 95% da produçao ainda é artesanal.

Com a ajuda do governo estadual, que está interessado em abrir linhas de crédito para os produtores, o setor pretende profissionalizar os alambiques e dobrar a produçao atual de 150 milhoes de litros por ano.

De acordo com pesquisa realizada pela Associaçao Mineira a aguardente é a segunda bebida alcóolica mais consumida pelos brasileiros, atrás apenas da cerveja.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;