Nacional Titulo
Banco de leite da Fiocruz ganha prêmio na OMS
Da Agência Brasil
23/02/2003 | 19:43
Compartilhar notícia


O banco de leite do Instituto Fernando Figueira (IFF), no Rio de Janeiro, tornou-se referência internacional na área de aleitamento materno, ao ganhar na 54ª Assembléia da Organização Mundial de Saúde (OMS) o Prêmio Sasakawa de Saúde, por excelência nos serviços prestados. A unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é responsável pela criação da Rede Nacional de Bancos de Leite Humano (RBLH), considerada a maior e mais complexa rede de bancos de leite do mundo, com cerca de 160 unidades espalhadas em todos os estados do país.

Hoje a Rede Nacional de Bancos de Leite Humano mantém acordo de cooperação com a França e a Venezuela. O coordenador nacional da RBLH e diretor do banco de leite do Instituto Fernando Figueira, João Aprígio, informou que a Argentina também deverá se integrar à rede.

De acordo com Aprígio, a visibilidade internacional da rede cresceu a partir do Prêmio Sasakawa de Saúde, na 54ª Assembléia-Geral OMS, em 2001. Durante 15 dias de contatos com pesquisadores de todo o mundo, foi possível mostrar todo o trabalho na área de aleitamento materno desenvolvido no Brasil.

Médicos e profissionais de saúde tomaram conhecimento que, entre 1998 e 2000, foram distribuídos mais de 200 mil litros de leite humano pasteurizado, com qualidade certificada, a quase 300 mil recém-nascidos internados em unidades de terapia neonatal intensiva de todo o país. Nesse mesmo período foram atendidas cerca de 1,4 milhão de gestantes e amas de leite que procuraram os bancos da rede em busca de apoio para amamentar.

O diretor do banco de leite do IFF informou ainda que a RBLH continua crescendo e que, só em 2002, mais 20 novas unidades foram implantadas por meio de convênios com secretarias municipais e estaduais de Saúde.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;