Automóveis Titulo
Briga no alto escalão
Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
20/08/2008 | 07:05
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O que esperar de um comparativo entre dois carros equipados com generosos motores com mais de 250 cavalos? Alto desempenho e muita velocidade? Com certeza! Mas quando estes propulsores equipam o novo Honda Accord EX 3.5 V6 e o Chevrolet Omega CD 3.6 V6, o embate ganha tudo isso e mais um toque especial de estilo, conforto, espaço e tecnologia. Resumindo: tudo o que um apaixonado por carros gostaria de ter na garagem.

No entanto, antes que muitos se animem, estes possantes estão restritos a um seleto grupo: o dos endinheirados. Isso mesmo! O Omega, importado da Austrália, custa R$ 139.990. Já o Accord, que desembarca dos navios vindos do Japão, onde é produzido, tem um preço um pouco mais salgado de R$ 144,5 mil. E exatamente por apresentar um valor ligeiramente mais em conta, o Chevrolet da terra dos cangurus levou a melhor sobre o Honda.

Como estamos avaliando dois possantes, nada mais justo do que começar falando dos propulsores. O Omega traz um ‘coração' de alumínio Alloytec de 3,6 litros e seis cilindros em ‘V' que desenvolve 254 cv de potência a 6.000 rpm e torque de 35,7 mkgf a 2.600 rpm. Segundo a montadora, o sedã vai de 0 a 100 km/h em apenas 8,1 segundos e chega à velocidade máxima de 229 km/h.

Com tanta pujança, conduzi-lo se torna uma tarefa mais do que prazerosa. Um leve toque no acelerador faz o sedã grande de tração traseira ganhar velocidade rapidamente. Para quem gosta de grudar o pedal da direita no assoalho, uma dica: pense muito bem antes! O arranque deste australiano é violento. Nas curvas, o controle de estabilidade (ESP) cumpre sua função e ajuda a manter o ‘bólido' estável. Destaque especial para o belo ronco do motor, que ganha um toque todo especial graças a saída dupla do escapamento.

A transmissão automática de cinco velocidades, com opção de troca seqüencial, também instiga mais a buscar as altas velocidades. Assim como nos carros de competição - e ao contrário da maioria dos veículos de rua -, a troca de marchas para cima acontece com toques na manopla para trás e as reduções com toques para frente. A suspensão bem acertada - mais rígida, se comparada com o rival - e as rodas de liga leve de 17' transmitem segurança durante a ‘tocada'. O Omega fica bem à mão!

O espaço interno é uma das principais cartas do Chevrolet. Na dianteira, muito conforto para o motorista e passageiro, que contam ainda com ajuste elétrico dos assentos. Os ocupantes do banco traseiro também desfrutam de comodidade - é possível inclusive cruzar as pernas. Mas isso tem uma justificativa: as medidas avantajadas. São 2,91 metros de distância entre eixos (uma das mais generosas do segmento); 2,10 metros de largura e 1,47 metro de altura. O porta-malas também é amplo, com capacidade para 496 litros de bagagem.

Equipamentos - A lista de mimos de série é longa e extensa quando o assunto é Omega. Oferecido em uma única configuração - sem a possibilidade de incluir opcionais -, o Chevrolet tem bancos, volante e manopla do câmbio revestidos de couro; seis air bags (frontais, laterais e do tipo cortina); freios com ABS; direção hidráulica; ar-condicionado de duas zonas; sensor de estacionamento, rádio CD player com MP3 e bluetooth; e até mesmo sistema de DVD no painel e no teto, para os ocupantes do banco traseiro.




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