Política Titulo
Amanhã, Siraque desiste
e abre caminho a Grana
Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
12/09/2011 | 07:36
Compartilhar notícia


O PT de Santo André conseguirá colocar em prática a interna estipulada em março: chegar à unidade em torno de um nome antes do fim de setembro. Em evento marcado para amanhã, Vanderlei Siraque vai anunciar a desistência do páreo em prol da candidatura do deputado estadual Carlos Grana ao Paço em 2012, como adiantedo com exclusividade pelo Diário dia 5 de agosto. Porém, a indicação só será oficializada dia 24 no encontro partidário.

A consolidação da lição de casa terá anúncio em plenária no Clube Força Viva, às 19h, quando o conselho político de Siraque - apesar de algumas resistências do grupo - se reunirá para, em votação, sacramentar apoio a Grana. Para firmar o consenso, um dos acordos gira em torno de o ex-parlamentar ser o único postulante do PT municipal a deputado federal em 2014, com adesão dos principais caciques da sigla. Outro acerto é a continuidade da articulação para que antes disso Siraque assuma cadeira em Brasília, já que é primeiro suplente do PT na Câmara Federal.

Grana considera que a primeira tarefa do PT está cumprida com a unidade. "É um passo imprescindível para entrarmos com chance eleitoral em 2012. Mostra o amadurecimento conquistado depois de 2008." A prévia interna era o maior desafio a ser evitado neste ano. O racha em 2007, evidenciado com a divisão dos grupos de Ivete Garcia e Vanderlei Siraque - concorrentes no processo -, culminou na derrota para o prefeito Aidan Ravin (PTB), no ano seguinte.

Segundo o deputado, a plenária - organizada por Siraque - vai contar com presença maciça da militância, apoiadores de outras candidaturas e lideranças de outras cidades. "Vão comparecer como forma de reconhecimento e respeito pelo gesto do Siraque dentro do PT." Entre as presenças aguardadas, os prefeitos Luiz Marinho, de São Bernardo, Oswaldo Dias, de Mauá, e Mário Reali, de Diadema.

Diante do cenário, Santo André, assim como São Bernardo, Osasco, Guarulhos e Campinas, entrará entre as prioridades do PT estadual.A legenda está formatando ofensiva de ministros do governo Dilma Rousseff que tenham ligação com a cidade. A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, virá ao município dia 19, para receber homenagem na Associação Comercial e Industrial de Santo André. Objetivo é promover ações políticas para que Miriam passe pelo território andreense a cada 45 dias. Outra presença constante será do secretário-geral da Presidência da República, Gilberto de Carvalho.

Grana tentará seguir a cartilha de seu padrinho político e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que conquistou larga trajetória após sair do movimento sindical. O deputado iniciou militância no começo da década de 1980 na diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André. Foi tesoureiro da CUT Estadual, secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC de 1993 a 1999, vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC de 1999 a 2002, secretário-geral da CUT Nacional de 2000 a 2003 e presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos de 2004 a 2010.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;