Internacional Titulo
Gripado, Papa saúda os peregrinos de sua janela
Do Diário do Grande ABC
03/02/1999 | 14:29
Compartilhar notícia


O papa Joao Paulo II, que está gripado desde domingo passado, benzeu, nesta quarta-feira, de sua janela, centenas de peregrinos reunidos na praça Sao Pedro, no Vaticano.

O Sumo Pontífice, que falou com voz rouca, explicou aos fiéis, ``que os males da estaçao' o forçaram a ``suspender suas atividades', falando da onda de frio que castiga a Europa. ``Hoje, nao posso me recusar a dirigir-lhes algumas palavras, já que vieram ao encontro semanal da audiência geral de quarta-feira', afirmou o Papa.

O Papa manifestou sua solidariedade especial a ``todos aqueles que sofrem com o frio, aos que nao têm teto, às vítimas dos terremotos, aos doentes, aos anciaos e às crianças', rogando para que encontrem a ajuda que precisam.

Joao Paulo II desejou que ``os belos e cálidos dias de sol voltem logo' e citou um antigo provérbio em dialeto romano: ``Quando chegar o dia das Veladoras, nos salvaremos do inferno'. Durante a festa das Veladoras, celebrada em 2 de fevereiro em todas as igrejas católicas, sao acesas velas em honra à Apresentaçao de Jesus no Templo.

Por causa da gripe, o Papa delegou nesta terça-feira ao cardeal Eduardo Martínez Sómalo a celebraçao da liturgia na basílica de Sao Pedro.

No domingo, o Papa encurtou o Angelus, ao mesmo tempo em que anunciou pessoalmente que estava ``resfriado'. Na segunda-feira, ele cancelou suas audiências.

Segundo alguns prelados que acompanharam o Papa em sua recente viagem ao México e aos Estados Unidos, o Sumo Pontífice se adoentou em San Louis, Estados Unidos, durante o encontro com o presidente Bill Clinton, devido às bruscas mudanças de temperatura dentro do aeroporto da cidade, cuja alta temperatura contrastava com a temperatura externa, de cerca de zero grau.

Joao Paulo II deverá passar um período relativamente tranqüilo a partir da Quaresma, os 40 dias de reflexao espiritual e de jejum que os católicos guardam antes da Semana Santa e que se inicia em 17 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;