Nacional Titulo
CPI divulga áudio do diálogo entre pilotos do Airbus e controladores
Do Diário OnLine
09/08/2007 | 18:47
Compartilhar notícia


A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Apagão Aéreo na Câmara divulgou nesta quinta-feira o áudio dos diálogos entre a torre de controle do aeroporto de Congonhas e os pilotos do Airbus da TAM, no dia 17 de julho. As gravações confirmam que os pilotos perguntaram sobre as condições da pista e foram informados que ela estava escorregadia por causa da chuva.

Em respeito aos familiares das vítimas, os momentos finais do diálogo foram vetados. A transcrição da caixa-preta, divulgada na semana passada, já havia revelado que ocorreu desespero dos comandantes do vôo quando perceberam que não poderiam frear a aeronave.

Diálogo -  O primeiro relato sobre a pista com os pilotos foi feito às 18h34 pelo horário local de São Paulo. O diálogo partiu do piloto: "A torre poderia informar ao 3054 da TAM se chove em Congonhas?". Na seqüência, a controladora de vôo do centro de aproximação, Ziloá Miranda Pereira, respondeu: "Chuva leve e contínua. A pista está molhada, mas não foi reportada ainda escorregadia, ok!".

Quatorze minutos depois, o piloto repete o pedido de informações: "TAM na final de duas milhas. Poderia me confirmar as condições?". O controlador de vôo na torre, Celso Domingos Alves Junior, que autorizou o pouso, informou: "Pista molhada e escorregadia".

Controladores - Em depoimento à CPI, o controlador de tráfego aéreo Celso Domingos Alves Júnior, que trabalhava no dia do acidente, confirmou que "em nenhum momento" os pilotos relataram à torre de controle qualquer problema no vôo 3054.

O controlador disse ainda que, após a aterrissagem do Airbus, o que chamou a atenção foi a velocidade que o avião manteve na pista. "Como operador da torre, esperei uma manobra ali", contou, acrescentando que a aeronave tocou no solo um pouco mais à frente do que o normal.

Já a controladora Luana Morena Maciel Araújo, que também trabalhava no momento da tragédia, confirmou que problemas nas freqüências de comunicação entre a torre de Congonhas e os aviões são usuais, mas negou que tenha havido ruídos no contato com o Airbus.

Congestionamento - Eduardo Pires Dayrel, um terceiro controlador que atuava na torre de Congonhas no dia da tragédia com o Airbus, confirmou que o aeroporto operava com sua capacidade máxima antes do acidente e que, em determinados dias, até 15 aeronaves sobrevoavam o espaço aéreo de São Paulo à espera de autorização para aterrissar.

Para o relator da CPI, deputado Marco Maia (PT-RS), o número de aviões "em órbita" simultaneamente mostra que a malha aeroviária, principalmente sobre Congonhas, precisa mudar. "Isso, na nossa avaliação, representa um problema inclusive de segurança para os vôos", comentou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;