Internacional Titulo
Segunda pessoa a fazer transplante de rosto no mundo sai do hospital
Da AFP
30/07/2006 | 14:55
Compartilhar notícia


A segunda pessoa submetida a um transplante de face no mundo, um chinês de 30 anos, operado a meados de abril, depois de ter sido desfigurado por um urso, deixou domingo o hospital Xijing de Xian, onde estava internado.

"Estou muito contente. Não posso acreditar que seja verdade", declarou o camponês Li Guoxing, submetido à cirurgia no dia 14 de abril. Ele havia sido atacado por um urso em 2003, ficando sem a metade do rosto.

O homem precisou que ainda não podia comer, beber ou sorrir normalmente, e que permaneceria recluso para evitar os olhares de curiosidade, mas se declarou "muito confiante" na recuperação.

"Não sei como expressar meu agradecimento", disse ao regressar a sua aldeia da província de Lanping.

O camponês recebeu ajuda financeira das autoridades para pagar a cirurgia, que durou quatro horas, recebendo uma nova parte lateral da face, com um novo lábio superior, um novo nariz e uma sobrancelha, todos procedentes de um homem dado por clinicamente morto.

Ele necessitará de outra operação, com data ainda não marcada, para equilibrar o rosto, ainda deformado.

Uma francesa de 38 anos, desfigurada por seu cachorro, foi submetida em novembro de 2005 a um transplante parcial de face, a primeira em nível mundial, mediante a qual voltou a ter boca, nariz e queixo.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;