Internacional Titulo
Hormônio manteria capacidade intelectual das mulheres na velhice
Do Diário do Grande ABC
25/08/2000 | 14:28
Compartilhar notícia


Um alto nível de estrógenos no sangue seria benéfico para a manutençao das capacidades intelectuais das mulheres de idade avançada, segundo estudo publicado pela revista médica britânica The Lancet em sua ediçao de 26 de agosto.

O tratamento hormonal da menopausa tem, de acordo com alguns estudos, efeitos benéficos para o intelecto, e inclusive contra a demência senil, mas esses efeitos nao foram confirmados por outros estudos. Os especialistas esperam com impaciência os resultados de pesquisas complementares que se realizam atualmente.

A equipe da doutora Kristine Yaffe, da Universidade da Califórnia em Sao Francisco (Estados Unidos), considera que os estudos que nao encontraram uma relaçao entre a taxa de hormônios femininos no sangue e a capacidade intelectual talvez nao tenham medido os hormônios em sua forma realmente disponível na circulaçao sangüínea do cérebro.  

A doutora Yaffe quis verificar essa hipótese medindo mais precisamente esses hormônios em 465 mulheres de mais de 65 anos de idade. As capacidades de 292 delas foram avaliadas durante seis anos.   

A análise levou em conta as formas do hormônio natural, chamdo ``livre' ou ``biodisponível', que passam mais facilmente à circulaçao cerebral.   

Os resultados confirmam a hipótese de que as mulheres que têm concentraçoes elevadas de estrógenos ``endógenos' (produzidos por seu organismo) têm menos possibilidades que as outras de que sua vivacidade intelectual diminua com a velhice.

  ``A confirmaçao deste estudo por uma amostra mais representativa de mulheres e por métodos mais precisos de análise das capacidades mentais seria decisivo', comenta na The Lancet uma especialista canadense de gerontologia, a doutora Mary Catherine Tierney.   

Se a relaçao entre a diminuiçao das funçoes intelectuais (capacidade de aprendizagem, memória, etc) e um baixo nível do hormônio feminino (estradiol) for confirmada, seria interesante determinar quais mulheres com riscos seriam mais beneficiadas por um tratamento hormonal de ``pequenas doses', de acordo com a doutora Tierney, cujo objetivo seria, mesmo assim, de evitar eventuais efeitos secundários (aumento dos riscos de câncer de mama ou de trombose).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;