Política Titulo
Aidan corre risco de perder PSDB e PMDB, diz Bonome
Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
28/09/2011 | 07:42
Compartilhar notícia


O secretário de Gabinete e de Saúde de Santo André, Nilson Bonome (PMDB), articulador entre Executivo e Legislativo, disparou ontem que o prefeito, Aidan Ravin (PTB), corre o risco de perder tanto PSDB quanto PMDB para o processo eleitoral de 2012. O homem-forte do governo sustentou que a definição do rumo peemedebista na cidade sairá em outubro, com início dos desdobramentos na segunda-feira, a partir de duas reuniões: uma no diretório estadual, com o vice-presidente da República, Michel Temer, e outra no municipal.

Bonome argumentou que o cenário desfavorável para o lado governista não pode ser descartado, tendo em vista as articulações em outros âmbitos. "Essa é uma situação que não dá para prever e vou ser bem pragmático: corre esse risco." Devido à nova postura do PMDB pós-morte de Orestes Quércia, em dezembro, e agora com ligação forte com o PT, não seria surpresa no meio político o apoio da sigla à candidatura do deputado estadual Carlos Grana (PT) ao Paço.

O diálogo entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva permanece constante com Temer para conquistar a adesão do aliado em esfera federal. Inclusive porque Grana é a aposta de Lula em Santo André. Bonome admitiu que existe a movimentação em torno dessa aliança. "Conversa tem nesse sentido, mas ele (Temer) não mencionou nome nenhum (do interlocutor)." Sobre a parceria no ano quem vem, o secretário não rechaçou a alternativa eleitoral. "Há possibilidade (de ficar com PT). Só não tem jeito para a morte."

Outra conjectura cogitada, porém mais remota, seria a união entre PMDB e PSDB em chapa majoritária. Bonome confirmou que teve especulações sobre a questão. "Realmente existe (diálogo com o ninho tucano), mas não sei o teor dos encontros." O secretário esteve em Brasília na quinta-feira com o vice-presidente para uma reunião a portas fechadas para discutir o panorama de Santo André. Bonome não descarta nem candidatura própria do PMDB. O vereador e presidente municipal da legenda, José de Araújo, rechaçou a chance. "Defendemos apoiar o Aidan, não vai ter canetada (de outras instâncias). Mas vamos reivindicar a vice."

A eleição em Santo André está caminhando para ser uma das mais acirradas do Grande ABC. Fora PTB e PT, que já decidiram postulantes, no PSDB o vereador Paulinho Serra tem se movimentado para se viabilizar eleitoralmente, uma vez que a estadual garantiu que não vai interferir no processo.

A declaração de abertura da chapa à reeleição de Aidan não foi bem digerida. Paulinho afirmou que é falta de respeito o prefeito cogitar hipótese, tendo em vista a credibilidade da atual vice, Dinah Zekcer (PTB). "Ele foi fundamental para a vitória em 2008 e vice dos sonhos de muita gente. O prefeito deveria cuidar da cidade e deixar o PSDB."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;