Turismo Titulo
Pará oferece muito além do Círio de Nazaré
Silvano Mendes
Da Redaçao
15/03/2000 | 18:18
Compartilhar notícia


   Quando se pensa no Pará e em Belém, a sua capital, a primeira coisa que geralmente vem à cabeça dos turistas é a festa do Círio de Nazaré. No entanto, nao é apenas essa manifestaçao religiosa, que existe há mais de 200 anos e acontece sempre em outubro, que atrai visitantes para esse Estado nortista. O território paraense tem muito mais a oferecer.

Com características naturais diversas, os atrativos turísticos sao os mais variados possíveis. Há desde praias até florestas e mangues, além das criativas manifestaçoes culturais. Por esse motivo, o governo do Pará dividiu o Estado em quatro pólos de turismo.

O primeiro deles é formado pela capital e regiao costeira. Essa é uma das áreas mais completas para os viajantes. Há museus, teatros e belas praias fluviais. Isso sem esquecer dos centros de convençoes destinados ao tao crescente setor do turismo de negócios. Um dos destaques na regiao é a ilha do Mosqueiro. Distante 64 km de Belém, o local é o principal balneário da capital.

Outro pólo de turismo é o chamado Tapajós. É lá que se encontram os rios Amazonas e Tapajós. Já o pólo Araguaia Tocantins atrai mais os ecoturistas. A regiao concentra os torneios de pesca esportiva do Estado. Um dos pontos mais visitados desse pólo é a cidade de Santarém, onde se formam, na época de vazante (de julho a dezembro), as praias fluviais da vila de Alter-do-Chao.

Mas o pólo turístico mais procurado pelos forasteiros ainda é a Ilha de Marajó. Também voltada para o ecoturismo, a regiao se tornou popular como a maior ilha fluviomarinha do mundo, além de possuir os mais numerosos rebanhos de búfalos do Brasil. Com quase 50 mil quilômetros quadrados, o local, maior que muitos países europeus, é um dos principais refúgios ecológicos existentes no país.

O Pará é um dos pontos de partida para quem quer conhecer a Floresta Amazônica. E a melhor maneira de fazer isso é pelas viagem de barco. Os rios e igarapés formam várias estradas que possibilitam ao turista conhecer de perto a Amazônia e os costumes dos moradores ribeirinhos.

Quem optar por esse tipo de programa, certamente vai encontrar boas embarcaçoes que fazem passeios diários pelos rios. Há sempre pessoas treinadas para mostrar a regiao que trabalham como verdadeiros guias de turismo.

Pensando no grande potencial turístico do Estado, vários investimentos foram realizados nos últimos anos para oferecer melhor infra-estrutura àqueles que procuram o Pará. Uma das principais novidades no setor é o Aeroporto Internacional de Belém, inaugurado em outubro do ano passado. Com dois setores climatizados, pontes de embarque cobertas e free shops, o aeroporto se equipara aos existentes nas grandes capitais.

Outra inovaçao que o turista percebe logo que chega ao Pará é no trajeto para a cidade. Partindo do aeroporto, a avenida que dá acesso ao Centro foi duplicada e urbanizada. A iniciativa, além de dar mais segurança e rapidez aos visitantes, melhora as condiçoes de transporte dos moradores.

Com tantas opçoes, o ideal é chegar até a capital, se familiarizar com as pessoas, com a gastronomia e as manifestaçoes culturais. Em seguida, basta escolher qual dos pólos turísticos será explorado e começar o passeio. Mas isso é só o começo, afinal, como já foi dito, o Pará tem muito mais a oferecer.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;