Cultura & Lazer Titulo
Charutos ganham espaço em casas da região
Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
31/07/2005 | 09:09
Compartilhar notícia


Primeiro, foram os bares requintados que mudaram o cenário da noite do Grande ABC. Agora, a região começa a despontar como pólo de consumidores de um segmento considerado de alto luxo: charutaria. Em pelo menos cinco casas já é possível dar baforadas em exemplares dos mais variados, inclusive de legítimos habanos, puros cujos preços podem atingir a casa dos R$ 100 a unidade. Não é para qualquer um.

No Pimenta Bar, em São Bernardo, a experiência de colocar charutos cubanos à venda, há cerca de seis meses, deixou os sócios boquiabertos. "Foi uma grande surpresa. Começamos como um teste e tivemos 100% de certeza de ter um grande público consumidor", afirma Rivail de Carvalho, um dos sócios.

A empreitada tem dado tão certo que na próxima quarta-feira (dia 3), às 18h, a Puro Cigar do Cigar (distribuidora oficial e exclusiva dos puros) promoverá na casa um encontro com o tabaqueiro cubano Michel Perez Poyat, que trabalha na fábrica da famosa marca Partagas.

Na ocasião, Poyat mostrará como se faz um charuto e preparará alguns exemplares para degustação - que não é o Partagas, mas um blend especial para o evento. Para assistir à demonstração não há custo, nem necessidade de inscrição antecipada, mas os charutos fabricados na hora estarão à venda.

Uma das pessoas que se viu seduzida pela nova proposta da casa é o engenheiro Fernando Ribeiro, 32 anos, que trabalha em São Bernardo. "Aqui há uma boa seleção para se deleitar, e tem o ambiente também, que gosto muito", diz o aficionado que fuma charutos há dez anos e tem como preferido o Cohiba Esplendido.

Embora ainda não exista uma confraria oficial no Pimenta Bar, Ribeiro diz que um pequeno grupo já costuma passar por lá, para trocar idéias e degustar puros. Esses encontros costumam ocorrer durante a semana, principalmente às quintas-feiras.

Outra casa de São Bernardo que apostou no segmento é o Pharelo Bar. "Sempre havia clientes que pediam um cinzeiro e gostavam de fumar. A quantidade de apreciadores ainda não é  grande, mas existe um público, que é bem selecionado", afirma um dos sócios, Ricardo Feijão.

Assim, de olho nessa clientela, o Pharelo criou às quartas-feiras a Confraria do Charuto com o objetivo de reunir em um espaço determinado todos os apreciadores. Na quarta-feira passada, noite de casa lotada por causa da partida entre Corinthians e Cruzeiro, três confrades de São Bernardo se acomodaram no canto das baforadas: eram os comerciantes Luiz França de Campos, 49 anos, e Rogério Biondi Sanches, 31, mais o advogado Luiz Ribeiro Costa Junior, 39.

"Faltava isso no Grande ABC", diz Junior. Ele aprecia a criação da Confraria principalmente porque é um momento de lazer e de trocar idéias e experiências sobre essa paixão em comum. Aliás, foi o gosto pelos charutos que uniu os três, todos freqüentadores do Pharelo, mas que até então só se conheciam de vista.

Em Santo André, também tem potencial para se tornar reduto de connoisseurs o Fonte Leone. "Colocamos os charutos porque os clientes pediam", afirma o gerente, Rubem Segalin, de 34 anos. "Geralmente os que vêm aqui são conhecedores e já sabem o que querem".

Os restaurantes Baby Beef Jardim, em Santo André, e o Giramundo, em São Bernardo, também são pontos de venda e consumo. Mas diferentemente dos bares citados, que têm apenas legítimos cubanos, esses oferecem charutos de diversas procedências. O Baby Beef acrescenta alguns nacionais como opção (Dona Flor, por exemplo), enquanto o Giramundo expande sua carta para marcas produzidas na Holanda (com folhas jamaicanas ou de Sumatra) e no Brasil. Em todas as casas, há exemplares com preços a partir de R$ 14.

Embora nenhuma disponha de espaço especialmente criado e adaptado para o consumo dos charutos, a nova aposta dos bares oferece vantagens aos aficionados e curiosos: bons produtos, cortadores e isqueiros à disposição, cinzeiros especiais e, é claro, o clima propício para trocar idéias e degustar lentamente um bom charuto, de preferência acompanhado por uma boa bebida e amigos. Como manda a cartilha de qualquer apreciador que se preze, aliás.

Onde degustar
Baby Beef Jardim - r. das Bandeiras, 166, Santo André. Tel.: 4436-7869
Central Bar - av. Kennedy, 180, São Bernardo. Tel.: 4125-8089
Fonte Leone Bar - r. das Goiabeiras, 312. Tel.: 4122-6917
Giramundo - r. Olegário Herculano, 235, São Bernardo. Tel.: 4123-3343
Pharelo Bar - av. Kennedy, 304, São Bernardo. Tel.: 4330-2466
Pimenta Bar - av. Índico, 975, São Bernardo. Tel.: 4330-1444




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;