Economia Titulo
Sescon: prorrogação do prazo para novo ISS é ‘inevitável’
Frederico Rebello Nehme
Do Diário do Grande ABC
03/08/2004 | 22:56
Compartilhar notícia


  O diretor regional do Sescon (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis) de Santo André, Glauco Pinheiro da Cruz, afirmou que a prorrogação do período de implementação do sistema eletrônico de cobrança de ISS (Imposto Sobre Serviços) na cidade é “inevitável”.

A possibilidade do aumento do prazo para instalação do sistema foi levantada pelo secretário de finanças de Santo André, Walter Aparecido de Faria, no último dia 2, em entrevista ao Diário, e é uma das reivindicações dos representantes de contabilistas, empresários e do setor gráfico da cidade.

O grupo de “descontentes” se reunirá na quinta com o prefeito João Avamileno para discutir a implementação do novo sistema.

“Não haverá outra saída. As empresas e os contabilistas não terão tempo suficiente para se recadastrarem e se adequarem ao novo sistema. A própria prefeitura irá verificar isso”, afirmou o diretor do Sescon.

Até o momento, segundo a prefeitura, cerca de 38% de 3.921 empresas da cidade que formam o primeiro “lote” de recadastramento já regularizaram sua situação no novo sistema. O prazo limite para esse recadastramento é dia 15. Outros dois lotes, sem número de empresas ou datas definidas, ainda deverão se recadastrar na prefeitura. Existem cerca de 16 mil empresas em Santo André.

A prefeitura informou que cerca de 200 empresas têm procurado por dia a praça de atendimento instalada para atender os usuários do novo sistema desde seu início oficial, na última segunda-feira.

Para Odair Paulino, primeiro-secretário do Singrafs (Sindicato das Indústrias Gráficas do Grande ABC e Baixada Santista), a possível prorrogação do prazo de implementação do novo sistema não irá alterar a situação do setor. “Para nós, a única solução para o impasse é a revogação do novo sistema por completo, pelo menos no que diz respeito à emissão de notas. Com a centralização dessas emissões pela prefeitura, perdemos um mercado importante, especialmente para as micro e pequenas empresas”, afirmou.

O novo sistema de cobrança do ISS, eletrônico, tem sido testado desde o dia 15 de junho. A prefeitura de Santo André está pagando R$ 12 milhões para a empresa Cobra Tecnologia para implementar e gerenciar o sistema por 30 meses.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;