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Audi S4 V8 tem potência ainda mais refinada
Da HP Press
09/12/2003 | 20:41
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Ele chega ao Brasil neste final de ano para completar a família A4 e atender aos desejos dos mais exigentes. O novo Audi S4, modelo topo de linha, combina esportividade inédita para a categoria com aparência propositadamente discreta. "É um carro para quem gosta de carro", resume Jaroslav Sussland, diretor de vendas da Audi Senna, que estima um volume inicial de importação de 15 unidades.

Em versões sedã e station, o novo S4 tem seu ponto alto no motor: um V8 ainda mais refinado, com 4,2 litros, que produz 344 cavalos de potência e 42,1 mkgf de torque. É um propulsor que coloca o S4 entre os modelos de série mais rápidos do mundo: aceleração de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos (0 a 200 km/h em 20,6 segundos) e velocidade máxima, limitada eletronicamente, de 250 km/h.

Pela primeira vez, um motor desse porte é oferecido num modelo do segmento B, de carroceria em geral mais estreita, o que se tornou possível graças a seu design compacto, com apenas 464 mm de comprimento. Para tanto, os engenheiros da Audi desenvolveram um sistema de acionamento a corrente para o comando de válvulas e seus periféricos e o instalou na saída de força do motor, o que propiciou a redução de 52 mm em seu comprimento.

Seu peso também comprova a evolução desse motor de oito cilindros. Com apenas 195 quilos, ele consegue ser tão leve quanto o V6 biturbo de 2,7 litros que antes equipava o S4. Além disso, o elevado torque de 410 Nm está disponível já a partir de 3 500 rpm, preenchendo todos os requisitos em termos de desempenho e prazer de dirigir.

A transferência da potência às rodas é feita por um câmbio Tiptronic, de seis marchas, com comando de mudanças no volante. Completam os dotes do novo S4 a eficiência da tração permanente quattro e a suspensão de alumínio, do tipo four-link, que fornece a base ideal para a máxima agilidade do modelo.

Discreta, a aparência do novo S4 apresenta poucas diferenças em relação à do A4 comum e um coeficiente de arrasto (capacidade que o veículo tem de atravessar o vento com a menor resistência e o menor nível de ruído possível) igualmente favorável de apenas 0,30. No entanto, os pára-choques mais volumosos e pintados, com grandes entradas de ar, os faróis xênon com caixa de titânio e os retrovisores de alumínio polido não deixam dúvida de que se está diante de um Audi muito especial. Reforçam essa sensação os canos de escape de ambos os lados e, na versão sedã, um discreto aerofólio traseiro.




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