Economia Titulo
Senado argentino começa a debater pacote fiscal
Do Diário OnLine
29/07/2001 | 19:47
Compartilhar notícia


O Senado argentino começou, na noite deste domingo, a debater o pacote de ajuste fiscal do ministro Domingo Cavallo. A sessão começou por volta das 18h, depois de uma reunião entre governadores e senadores do Partido Justicialista, conhecidos como Peronista (de oposição), para tentar negociar a aprovação do ajuste. O objetivo do presidente Fernando De la Rúa é aprovar o pacote sem modificações, como foi aprovado pela Câmara de Deputados.

O governo tentou neste domingo obter o consenso dentro de suas próprias fileiras, na União Cívica Radical (UCR). A previsão é de que os peronistas proporcionem o quorum necessário para a votação, mas votem contra o ajuste. Em troca do quorum, os peronistas querem que o governo se comprometa a pagar as dívidas que possui com as províncias e a implantar por decreto uma elevação do piso do ajuste. Na proposta do governo, sofreriam corte de 13% nos salários os funcionários públicos, aposentados e pensionistas que ganham acima de US$ 500 (o mesmo em peso). Os oposicionistas insistem na elevação do piso de ajuste para US$ 1 mil.

A expectativa é de que o debate e a votação sobre o ajuste termine no final da noite ou na madrugada desta segunda. O governo tentará aprovar o pacote ainda neste domingo para evitar mais um dia de pânico nos mercados internacionais.

Se o pacote for aprovado, a determinação da Justiça Trabalhista de suspensão dos cortes salariais será invalidada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;