Esportes Titulo
Circuito Aquático supera os 400 inscritos
Fernado Cappelli
do Diário do Grande ABC
09/04/2011 | 07:38
Compartilhar notícia


O Circuito Aquático Sabesp será realizado hoje, no Parque Estoril em São Bernardo, a partir das 8h. Neste ano, além das provas de natação (maratonas aquáticas), haverá também torneios de vela e canoagem. O aumento de opções possibilitou a inscrição de 400 atletas no total.

"Foi número recorde em provas na região. Isso prova o potencial da modalidade em alto nível. Ano que vem, teremos ainda mais novidades", afirmou o organizador do evento, Ênio Faria.

A expectativa principal recai na participação de duas grandes referências da maratona aquática no Brasil: Poliana Okimoto, do Corinthians (campeã do Circuito Mundial em 2009) e Ana Marcela Cunha, da Unisanta (campeã da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas em 2010). Mesmo sem confronto direto nas águas da Billings - Ana Marcela disputará a curta (1 quilômetro) e média (2,5 quilômetros) e Poliana a longa distância (5 quilômetros)-, a presença da dupla fortalece e dá respaldo ao evento do Grande ABC.

O calendário de provas está muito intenso. Semana passada, no Rio, elas disputaram braçada a braçada (no fim, a vitória foi de Ana Marcela) a Travessia dos Fortes. Talvez tenham optado por provas diferentes para amenizar um pouco o alto desgaste dos últimos dias", afirmou Ênio Faria.

No masculino, a competição de São Bernardo também terá nomes em destaques, como Vitor Colonese, da Unisanta, e Paulo Roberto Palmeira, vencedor das provas de longa e curta distância em 2010.

O Circuito Aquático tem apoio da Sabesp, Federação Aquática Paulista, Prefeitura de São Bernardo e Diário.

 

Município garante mais investimentos em curto período

 

O potencial natural da represa e a participação já tradicional de grandes nomes das modalidades envolvidas motivam São Bernardo a investir cada vez mais em competições como o Circuito Aquático Sabesp.

A cidade mantém parceria com a natação do Corinthians, clube da supercampeã Poliana Okimoto, e o Secretário de Esportes, José Luiz Ferrarezi, já considera o evento de hoje como um dos mais importantes da agenda municipal.

Todos os esportes que dependem de recursos naturais são mais complicados de serem bem organizados. Mas é justamente isso que nos motiva a apostar cada vez mais neste potencial", afirmou.

A incorporação da canoagem ao evento também não fica de fora dos planos da cidade. "A parceria com o governo federal anunciada há pouco tempo disponibilizará R$ 5 milhões para investirmos no Centro de Canoagem, dentro do próprio Parque Estoril. Queremos ser cada vez mais referência neste esporte", comentou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;