Internacional Titulo
UE ameaça rever relações bilaterais com o Irã
Da AFP
29/09/2003 | 14:09
Compartilhar notícia


Os ministros das Relações Exteriores da União Européia (UE) reiteraram nesta segunda-feira que revisarão suas relações com o Irã caso não forem apresentadas as garantias exigidas pela comunidade internacional sobre seu programa nuclear.

Assim como fizeram em julho, os chanceleres da UE advertem em um comunicado que "as relações econômicas mais intensas só podem acontecer com o registro de progressos nas áreas de preocupação, como os direitos humanos, o combate ao terrorismo, a não-proliferação de armas nucleares e o processo de paz no Oriente Médio".

"O programa nuclear iraniano continua sendo objeto de grave preocupação para a UE", afirmam os ministros, que também desejam que o governo iraniano cumpra de maneira imediata a resolução aprovada em 12 de setembro pela Agência Internacional para a Energia Atômica (AIEA).

Na resolução, a AIEA dá um prazo até 31 de outubro para que Teerã demonstre que não está desenvolvendo armas nucleares e exige a "suspensão de todas as atividades de enriquecimento de urânio".

A UE também voltou a pedir a Teerã "a assinatura, ratificação e cumprimento urgente do protocolo adicional" do Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNPN), que permite inspeções de surpresa da AIEA.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;